EDUCAÇÃO ESTÉTICA E SENSIBILIDADE PEDAGÓGICA:
ENTRELAÇAMENTOS NA FORMAÇÃO DOCENTE
Resumen
Este artigo resulta de reflexões sobre a articulação entre educação estética e sensibilidade pedagógica na formação docente. Parte-se da compreensão de que a educação estética na formação docente, ao mobilizar o corpo, a percepção e a imaginação, potencializa processos de autoconhecimento e reflexão crítica, favorecendo o desenvolvimento de uma sensibilidade pedagógica refinada. Essa sensibilidade é entendida como a capacidade do/da educador/a de reconhecer e avaliar, de forma consciente, suas emoções, crenças e valores, atribuindo sentido à própria prática docente. Com base em uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, este estudo discute de que maneira a educação estética contribui para a constituição de práticas pedagógicas reflexivas, éticas e humanizadoras. Os achados indicam que a estética na formação de professoras/es da educação básica não deve ser um complemento, mas uma dimensão, capaz de potencializar o olhar da docência para além da técnica e do conteúdo. Ao valorizar a sensibilidade e as experiências no processo formativo, contribui-se para a construção de uma educação inclusiva, afetiva e atenta às realidades plurais das/os estudantes.
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