CULTURA DIGITAL E EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI: DESAFIOS E PERSPECTIVAS

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Resumo

RESUMO

O presente artigo tem como objetivo discutir a cultura digital e seus impactos na educação contemporânea, analisando como as transformações tecnológicas têm ressignificado práticas comunicativas, simbólicas e pedagógicas. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, de natureza teórico-reflexiva, fundamentada em revisão bibliográfica de autores como Castells (2002), Lévy (1996,2010), Jenkins (2009) e Freire (2019, 2000). Evidencia-se que a cultura digital não se limita ao uso de tecnologias, mas constitui um ecossistema sociotécnico que redefine formas de socialização, produção de sentidos e modos de aprender. Entre os principais resultados, destaca-se que práticas educativas mediadas pelas tecnologias digitais demandam propostas formativas que transcendam a dimensão técnica e contemplem aspectos éticos, críticos e colaborativos. Conclui-se que a formação docente deve partir do reconhecimento das vivências e necessidades dos professores, de modo a criar percursos que favoreçam o desenvolvimento de competências reflexivas e emancipadoras. Assim, reafirma-se que uma educação comprometida com a transformação social deve articular criticamente tecnologias, saberes docentes e intencionalidade pedagógica.

PALAVRAS-CHAVE: cultura digital; cibercultura; educação; formação docente; tecnologias digitais.

 

ABSTRACT

This article aims to discuss digital culture and its impact on contemporary education, analyzing how technological transformations have redefined communicative, symbolic, and pedagogical practices. The research adopts a qualitative, theoretical-reflective approach, grounded in a literature review of authors such as Castells (2002), Lévy (1996, 2010), Jenkins (2009), and Freire (2019, 2020). It is evident that digital culture is not limited to the use of technologies but constitutes a sociotechnical ecosystem that reshapes forms of socialization, meaning-making processes, and ways of learning. Among the main findings, it is highlighted that educational practices mediated by digital technologies require formative proposals that transcend the technical dimension and include ethical, critical, and collaborative aspects. It is concluded that teacher education should start by recognizing teachers’ experiences and needs to create pathways that promote the development of reflective and emancipatory competencies. Thus, it is reaffirmed that an education committed to social transformation must critically integrate technologies, teaching knowledge, and pedagogical intentionality.

KEYWORDS: digital culture; cyberculture; education; teacher education; digital technologies.

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Biografia do Autor

Jannice Moraes de Oliveira Cavalcante, Universidade Federal do Acre - UFAC

Possui graduação em Letras/Inglês pela Universidade Federal do Acre (1998), mestrado em Letras - Linguagem e Identidade pela Universidade Federal do Acre (2013) e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Letras: Linguagem e Identidade pela Universidade Federal do Acre (2024). Atualmente é professora da Universidade Federal do Acre. Coordena os Estágios Supervisionados do Curso de Letras - Inglês e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). É representante do Curso de Letras - Inglês no Conselho Universitário (CONSU). Membro da CAADES/CELA. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas; educação indígena e educação intercultural indígena, atuando nas áreas de: linguística aplicada, estágio supervisionado, ensino de língua inglesa, ensino de língua inglesa para fins específicos.

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Publicado

2025-11-01

Como Citar

de Melo, V. C. B., Moraes de Oliveira Cavalcante, J., & Lima de Araújo, J. (2025). CULTURA DIGITAL E EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI: DESAFIOS E PERSPECTIVAS. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (12). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/17094

Edição

Seção

GT 06 - Educação e Comunicação, cotidianos e práticas de resistências comuns em Paulo Freire