CULTURA DIGITAL E EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI: DESAFIOS E PERSPECTIVAS
Resumen
RESUMO
O presente artigo tem como objetivo discutir a cultura digital e seus impactos na educação contemporânea, analisando como as transformações tecnológicas têm ressignificado práticas comunicativas, simbólicas e pedagógicas. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, de natureza teórico-reflexiva, fundamentada em revisão bibliográfica de autores como Castells (2002), Lévy (1996,2010), Jenkins (2009) e Freire (2019, 2000). Evidencia-se que a cultura digital não se limita ao uso de tecnologias, mas constitui um ecossistema sociotécnico que redefine formas de socialização, produção de sentidos e modos de aprender. Entre os principais resultados, destaca-se que práticas educativas mediadas pelas tecnologias digitais demandam propostas formativas que transcendam a dimensão técnica e contemplem aspectos éticos, críticos e colaborativos. Conclui-se que a formação docente deve partir do reconhecimento das vivências e necessidades dos professores, de modo a criar percursos que favoreçam o desenvolvimento de competências reflexivas e emancipadoras. Assim, reafirma-se que uma educação comprometida com a transformação social deve articular criticamente tecnologias, saberes docentes e intencionalidade pedagógica.
PALAVRAS-CHAVE: cultura digital; cibercultura; educação; formação docente; tecnologias digitais.
ABSTRACT
This article aims to discuss digital culture and its impact on contemporary education, analyzing how technological transformations have redefined communicative, symbolic, and pedagogical practices. The research adopts a qualitative, theoretical-reflective approach, grounded in a literature review of authors such as Castells (2002), Lévy (1996, 2010), Jenkins (2009), and Freire (2019, 2020). It is evident that digital culture is not limited to the use of technologies but constitutes a sociotechnical ecosystem that reshapes forms of socialization, meaning-making processes, and ways of learning. Among the main findings, it is highlighted that educational practices mediated by digital technologies require formative proposals that transcend the technical dimension and include ethical, critical, and collaborative aspects. It is concluded that teacher education should start by recognizing teachers’ experiences and needs to create pathways that promote the development of reflective and emancipatory competencies. Thus, it is reaffirmed that an education committed to social transformation must critically integrate technologies, teaching knowledge, and pedagogical intentionality.
KEYWORDS: digital culture; cyberculture; education; teacher education; digital technologies.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Simpósio Internacional de Educação e Comunicação - SIMEDUC

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.