NOVO ENSINO MÉDIO E CURRÍCULO FLEXÍVEL: ANÁLISE DOS OBJETOS DE CONHECIMENTO SOB A PERSPECTIVA DE CONCEITOS QUÍMICOS

Autores

  • Brenno Ralf Maciel Oliveira Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Gabriela da Silva Machado Universidade do Estado de Santa Catarina

Resumo

Neste trabalho, discute-se sobre a química presente no Currículo Base para o Ensino Médio em Santa Catarina, do Novo Ensino Médio (NEM). Para tal, foram analisados os cadernos 3 e 4 desse Currículo Base, em 2023, cujos quais tratam, respectivamente, das Trilhas de Aprofundamento e dos Componentes Curriculares Eletivos (CCEs), visando identificar quais as relações conceituais estabelecidas com a Química. Então, foi realizada a aplicação de um questionário com professores de Química que participaram da implantação-piloto do NEM entre os anos de 2019 e 2021 em Joinville-SC, a fim de elencar quais conceitos foram identificados por eles e como foi sua aplicação. Os resultados apontam para um esvaziamento de conceitos químicos na parte flexível do ensino médio e lacunas na formação dos professores para implementar tais propostas, denotando em falhas na comunicação das políticas públicas com aqueles que implementavam as propostas.

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Publicado

2025-11-01

Como Citar

Maciel Oliveira, B. R., & da Silva Machado, G. (2025). NOVO ENSINO MÉDIO E CURRÍCULO FLEXÍVEL: ANÁLISE DOS OBJETOS DE CONHECIMENTO SOB A PERSPECTIVA DE CONCEITOS QUÍMICOS. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (12). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/17086

Edição

Seção

GT 11 - Políticas Públicas em Educação e Comunicação