NOVO ENSINO MÉDIO E CURRÍCULO FLEXÍVEL: ANÁLISE DOS OBJETOS DE CONHECIMENTO SOB A PERSPECTIVA DE CONCEITOS QUÍMICOS

Authors

  • Brenno Ralf Maciel Oliveira Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Gabriela da Silva Machado Universidade do Estado de Santa Catarina

Abstract

Neste trabalho, discute-se sobre a química presente no Currículo Base para o Ensino Médio em Santa Catarina, do Novo Ensino Médio (NEM). Para tal, foram analisados os cadernos 3 e 4 desse Currículo Base, em 2023, cujos quais tratam, respectivamente, das Trilhas de Aprofundamento e dos Componentes Curriculares Eletivos (CCEs), visando identificar quais as relações conceituais estabelecidas com a Química. Então, foi realizada a aplicação de um questionário com professores de Química que participaram da implantação-piloto do NEM entre os anos de 2019 e 2021 em Joinville-SC, a fim de elencar quais conceitos foram identificados por eles e como foi sua aplicação. Os resultados apontam para um esvaziamento de conceitos químicos na parte flexível do ensino médio e lacunas na formação dos professores para implementar tais propostas, denotando em falhas na comunicação das políticas públicas com aqueles que implementavam as propostas.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2025-11-01

How to Cite

Maciel Oliveira, B. R., & da Silva Machado, G. (2025). NOVO ENSINO MÉDIO E CURRÍCULO FLEXÍVEL: ANÁLISE DOS OBJETOS DE CONHECIMENTO SOB A PERSPECTIVA DE CONCEITOS QUÍMICOS. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (12). Retrieved from https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/17086

Issue

Section

GT 11 - Políticas Públicas em Educação e Comunicação