Bases epistemológicas, paradigmas de gestão e a sua atuação na educação

Autores/as

  • Eliodete Coelho Bezerra
  • Luciano Matos Nobre
  • Ada Augusta Celestino Bezerra

Resumen

O presente artigo apresenta uma reflexão sobre as origens da ciência e os fundamentos para o desenvolvimento das bases epistemológicas, evidenciando a importância do domínio dos processos, do pensamento científico e dos paradigmas de gestão. A exposição apresenta a historicidade da construção e evolução do pensamento científico buscando os argumentos para a justificativa da obtenção do conhecimento nas correntes filosóficas. Além disso, constitui-se como parte desse trabalho um estudo sobre a evolução das teorias administrativas passando pelas correntes administrativas. Conclui-se não ser possível separar a ciência da técnica, pois os progressos técnicos dependem da criação de instrumentos adequados, e a aplicação dos conhecimentos científicos impulsiona fortemente o nível tecnológico das sociedades.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Cómo citar

Bezerra, E. C., Nobre, L. M., & Bezerra, A. A. C. (2017). Bases epistemológicas, paradigmas de gestão e a sua atuação na educação. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (8). Recuperado a partir de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/8632

Número

Sección

Hispano 2017