Formação Continuada Para Professores Alfabetizadores

Autores/as

  • LUIZ CÉSAR DA SILVA IFAL

Resumen

Este trabalho propõe investigar a importância da formação continuada dos professores alfabetizadores para a melhoria da qualidade da educação nos anos iniciais do ensino fundamental. A abordagem adotada é qualitativa, com base em revisão bibliográfica e análise documental das políticas públicas educacionais vigentes. Parte-se do pressuposto de que a formação inicial, embora essencial, não supre integralmente as demandas contemporâneas da alfabetização, sendo necessário compreender de que forma a formação continuada pode contribuir para o aprimoramento das práticas pedagógicas. Nas considerações finais, espera-se identificar elementos que possam subsidiar ações formativas mais eficazes, bem como refletir sobre os impactos potenciais da valorização docente no processo de ensino e aprendizagem. Trata-se de um estudo em andamento, cujos resultados pretendem contribuir com o debate sobre a profissionalização do magistério e a democratização do ensino no Brasil.

 

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Publicado

2025-11-01

Cómo citar

DA SILVA, L. C. (2025). Formação Continuada Para Professores Alfabetizadores . Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (12). Recuperado a partir de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/17161

Número

Sección

GT 08 - Metodologias da Pesquisa em Educação e Comunicação