Do Corpo ao Chatbot
O uso da Inteligência Artificial Generativa na Educação a partir do conceito de descorporificação
Resumen
Esse artigo tem como objetivo analisar os impactos - tanto positivos quanto negativos – do uso da Inteligência Artificial Generativa (IAGen) na Educação a partir do conceito de descorporificação. A descorporificação, conceito apresentado pelo autor estadunidense Jonathan Haidt em sua obra “A geração ansiosa” (2024), é compreendida neste trabalho como um processo de afastamento progressivo das relações interpessoais e da mediação humana nos espaços de construção de conhecimento, substituídas por mediações virtuais. Com procedimentos estruturados nos preceitos de uma pesquisa do tipo bibliográfica, foi possível destacar que o avanço das tecnologias digitais, principalmente as plataformas de ensino online e a consequente popularização das ferramentas de IAGen contribuíram para uma profunda reflexão atual sobre dilemas éticos e necessidade de leitura crítica dos meios, enquanto elementos determinadores de novos caminhos para uma experiência pedagógica no século XXI, que tem sido marcada pela descentralização do espaço físico e pela virtualização das relações didáticas. Essa pesquisa explorou os dilemas éticos associados ao uso da IAGen, assim como as vantagens da individualização do ensino, como maior eficiência e flexibilidade.
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