Do Corpo ao Chatbot

O uso da Inteligência Artificial Generativa na Educação a partir do conceito de descorporificação

Authors

  • Eliana Vitória Guimarães Nabuco Lins Universidade Federal de Sergipe
  • Ana Luisa Alves Abud Universidade Tiradentes
  • Luiz Rafael dos Santos Andrade Universidade Tiradentes

Abstract

Esse artigo tem como objetivo analisar os impactos - tanto positivos quanto negativos – do uso da Inteligência Artificial Generativa (IAGen) na Educação a partir do conceito de descorporificação. A descorporificação, conceito apresentado pelo autor estadunidense Jonathan Haidt em sua obra “A geração ansiosa” (2024), é compreendida neste trabalho como um processo de afastamento progressivo das relações interpessoais e da mediação humana nos espaços de construção de conhecimento, substituídas por mediações virtuais. Com procedimentos estruturados nos preceitos de uma pesquisa do tipo bibliográfica, foi possível destacar que o avanço das tecnologias digitais, principalmente as plataformas de ensino online e a consequente popularização das ferramentas de IAGen contribuíram para uma profunda reflexão atual sobre dilemas éticos e necessidade de leitura crítica dos meios, enquanto elementos determinadores de novos caminhos para uma experiência pedagógica no século XXI, que tem sido marcada pela descentralização do espaço físico e pela virtualização das relações didáticas. Essa pesquisa explorou os dilemas éticos associados ao uso da IAGen, assim como as vantagens da individualização do ensino, como maior eficiência e flexibilidade.

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Published

2025-11-01

How to Cite

Guimarães Nabuco Lins, E. V., Abud, A. L. A., & dos Santos Andrade, L. R. (2025). Do Corpo ao Chatbot: O uso da Inteligência Artificial Generativa na Educação a partir do conceito de descorporificação. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (12). Retrieved from https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/17109

Issue

Section

GT12 - Inteligência Artificial, ética e aprendizagem