COMPARTILHAMENTO DE RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS DIGITAIS

O QUE DIZEM OS DOCENTES DE ENSINO SUPERIOR?

Autores/as

Resumen

A cultura de Educação Aberta (EA) motiva a troca de recursos, materiais e práticas de ensino-aprendizagem. Um dos elementos mais conhecidos dessa cultura são os Recursos Educacionais Abertos Digitais (READ). O compartilhamento destes recursos pode favorecer a aprendizagem livre, gratuita e acessível, inclusive no ensino universitário. Ademais, em uma Tese de Doutorado em Educação foi proposto que os professores universitários criem trilhas de aprendizagem que possam ser compartilhadas via READ visando a cultura de partilha entre docentes. Desse modo, por meio de um questionário aplicado com 86 professores de cursos superiores, buscou-se alcançar o objetivo de compreender o que se mostrou no discurso de professores universitários sobre o compartilhamento de trilhas de aprendizagem como READ. Os dados foram analisados via Análise Textual Discursiva, chegando-se ao entendimento de que o compartilhamento de READ proporciona um enriquecimento do conhecimento de professores, pois estes poderão conhecer novas estratégias e recursos que podem ser adotados em seu trabalho docente. Ademais, a cultura de partilha favorece também novas experiências de aprendizagem aos estudantes que poderão vivenciar diferentes situações-problemas, expandindo, assim, suas competências.

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Biografía del autor/a

Nadielli Maria dos Santos Galvão, Universidade Federal de Sergipe

Doutoranda em Educação (PPGED/UFS). Mestra em Ciências Contábeis (PPGCONT/UFPE). Especialista em Didática, docência e tutoria do ensino a distância (UNIT). Bacharela em Ciências Contábeis (UFPE). Professora do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Sergipe, campus de Itabaiana. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Informática na Educação (GEPIED) e do Gestão da Informação e Evidenciação Contábil (GIEC).

Henrique Nou Schneider, Universidade Federal de Sergipe

Doutor em Engenharia da Produção (PPGEP/UFSC). Mestre em Computação (IC/UNICAMP). Bacharel em Engenharia Civil (UFS). Professor do Departamento de Computação da Universidade Federal de Sergipe. Professor aposentado do Instituto Federal de Sergipe. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Informática na Educação (GEPIED). Pesquisador colaborador do Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta de Portugal.

Publicado

2025-11-01

Cómo citar

Maria dos Santos Galvão, N., & Henrique Nou Schneider. (2025). COMPARTILHAMENTO DE RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS DIGITAIS: O QUE DIZEM OS DOCENTES DE ENSINO SUPERIOR?. Simpósio Internacional De Educação E Comunicação - SIMEDUC, (12). Recuperado a partir de https://eventos.set.edu.br/simeduc/article/view/17087

Número

Sección

GT 09 - Educomunicação e Práticas Sociais e Tecnológicas