COMPARTILHAMENTO DE RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS DIGITAIS
O QUE DIZEM OS DOCENTES DE ENSINO SUPERIOR?
Abstract
A cultura de Educação Aberta (EA) motiva a troca de recursos, materiais e práticas de ensino-aprendizagem. Um dos elementos mais conhecidos dessa cultura são os Recursos Educacionais Abertos Digitais (READ). O compartilhamento destes recursos pode favorecer a aprendizagem livre, gratuita e acessível, inclusive no ensino universitário. Ademais, em uma Tese de Doutorado em Educação foi proposto que os professores universitários criem trilhas de aprendizagem que possam ser compartilhadas via READ visando a cultura de partilha entre docentes. Desse modo, por meio de um questionário aplicado com 86 professores de cursos superiores, buscou-se alcançar o objetivo de compreender o que se mostrou no discurso de professores universitários sobre o compartilhamento de trilhas de aprendizagem como READ. Os dados foram analisados via Análise Textual Discursiva, chegando-se ao entendimento de que o compartilhamento de READ proporciona um enriquecimento do conhecimento de professores, pois estes poderão conhecer novas estratégias e recursos que podem ser adotados em seu trabalho docente. Ademais, a cultura de partilha favorece também novas experiências de aprendizagem aos estudantes que poderão vivenciar diferentes situações-problemas, expandindo, assim, suas competências.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2025 Simpósio Internacional de Educação e Comunicação - SIMEDUC

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.