TECNOLOGIAS DIGITAIS MÓVEIS COMO DISPOSITIVO DE INCLUSÃO DIGITAL E SOCIAL PARA O IDOSO

Autores/as

Palabras clave:

Idosos, Dispositivos Móveis, Inclusão Digital.

Resumen

RESUMO

 

Este artigo tem como objetivo apresentar algumas reflexões de uma pesquisa com idosos pertencente a uma oficina de inclusão digital por meio do Smartphone. O texto é uma breve apresentação da pesquisa de doutorado em andamento. Os pressupostos teórico-metodológicos que utilizamos é a pesquisa-ação, quanto à abordagem, classifica-se como pesquisa qualitativa, que se caracteriza por sua relevância aos estudos das relações sociais devido à pluralização das esferas da vida. Deste modo, o intuito deste também é apresentar, um recorte das experiências vivenciadas durante as oficinas de tecnologias digitais móveis, implantada enquanto projeto de extensão da Universidade Aberta à Terceira Idade (UNCISATI/Alagoas), a partir das aulas ministradas, dos seus estudos e das interações realizadas pelos idosos em sites e aplicativos de redes sociais digitais – com destaque para o grupo da oficina no WhatsApp, em que todos estão inseridos. Para isso, defende-se o argumento de que por intermédio da interação, essa população considerada excluída possa resgatar seus valores humanos e ser útil em tempos de Cibercultura.

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Biografía del autor/a

Cynara Maria da Silva Maria da Silva Santos, Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL)

@Doutoranda em Educação - Linha de Pesquisa:Educação e Comunicação.(UNIT/SE) @ Mestre em  Educação Brasileira –Linha de Pesquisa:Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação.(UFAL) @ Membro do Grupo de Pesquisa Educação,Tecnologia da Informação e Cibercultura-(GETIC/UNIT/CNPq).@ Especialista em Ciências Humanas - Tecnologia em Educação. @ Pedagoga. Tecnologias, Educação a Distância, Dispositivos Móveis e Idosos.

Citas

Referências

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THIOLLENT, M. Metodologia da Pesquisa-ação. - São Paulo: Cortez. 1986.

Publicado

2022-05-17

Cómo citar

Santos, C. M. da S. M. da S. (2022). TECNOLOGIAS DIGITAIS MÓVEIS COMO DISPOSITIVO DE INCLUSÃO DIGITAL E SOCIAL PARA O IDOSO. Seminário De Pesquisa Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - SEPED, (1). Recuperado a partir de https://eventos.set.edu.br/seped/article/view/15395

Número

Sección

Artigos