A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PONTENCIALIZADA PELO WHATSAPP:UMA PROPOSTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR BENEDITO DE OLIVEIRA

Autores/as

  • Mileisy de Oliveira Lima

Palabras clave:

Educação. WhatsApp. Aprendizagem significativa. Estratégias pedagógicas.

Resumen

As redes sociais digitais vêm ampliando o atual contexto de consumo de informações e, até mesmo, da construção de conhecimento como um elemento social e cultural, que passa a exigir da área da educação um olhar mais atencioso. Esta dissertação tem como objetivo promover uma análise de como o WhatsApp, como recurso pedagógico, pode contribuir para uma aprendizagem significativa. Nesse contexto, serão aplicadas atividades complementares, dentro do aplicativo, para que os alunos desenvolvam suas habilidades de oratória, leitura e relacionamento. Nesse âmbito, serão executadas estratégias que explorem as possibilidades de interatividade e engajamento, com conteúdos que estimulem o processo de aprendizagem. Para isso, partiu-se do pressuposto de que as redes sociais digitais são importantes elementos, nos quais, por meio das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), passam a colaborar para uma possível construção de conhecimento qualitativo em grupos de WhatsApp. Seu potencial, como espaço interativo e colaborativo, sucede numa aprendizagem móvel de ferramentas digitais. Esta investigação foi desenvolvida através de estudos já propostos na literatura técnica, sendo aqui refinada com aplicações de métodos que possam trazer melhorias nos resultados da aprendizagem significativa e na construção de conhecimento qualitativo em rede.

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Citas

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Publicado

2022-05-17

Cómo citar

Lima, M. de O. (2022). A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PONTENCIALIZADA PELO WHATSAPP:UMA PROPOSTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR BENEDITO DE OLIVEIRA. Seminário De Pesquisa Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - SEPED, (1). Recuperado a partir de https://eventos.set.edu.br/seped/article/view/14915

Número

Sección

Artigos