O DISPOSITIVO PEDAGÓGICO DA MÍDIA: UM ESTUDO DA REPRESENTAÇÃO DAS MULHERES NEGRAS PROTAGONISTAS DAS SÉRIES SHONDALAND
Abstract
O artigo traz pesquisa que tem sido desenvolvida na tese de doutorado que ainda está em período inicial, mas que busca abordar a representação das mulheres negras protagonistas das séries ShondaLand, para isso será demonstrado como a mídia pode ser um dispositivo pedagógico capaz de formar definições e conduzir as pessoas a determinadas formas de pensar. A pesquisa se desenvolve a partir do levantamento basilar alçado por teóricas negras, com posterior análise das produções da ANPEd com o objetivo de mapear como as questões de gênero e raça se interseccionam e se existe uma produção que traga essa linha de construção a partir do dispositivo pedagógico da mídia. Em um segundo momento é demonstrada a figura de Shonda Rhimes como uma intelectual preta que atua na construção de uma pedagogia cultural.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.