O DISPOSITIVO PEDAGÓGICO DA MÍDIA: UM ESTUDO DA REPRESENTAÇÃO DAS MULHERES NEGRAS PROTAGONISTAS DAS SÉRIES SHONDALAND
Resumo
O artigo traz pesquisa que tem sido desenvolvida na tese de doutorado que ainda está em período inicial, mas que busca abordar a representação das mulheres negras protagonistas das séries ShondaLand, para isso será demonstrado como a mídia pode ser um dispositivo pedagógico capaz de formar definições e conduzir as pessoas a determinadas formas de pensar. A pesquisa se desenvolve a partir do levantamento basilar alçado por teóricas negras, com posterior análise das produções da ANPEd com o objetivo de mapear como as questões de gênero e raça se interseccionam e se existe uma produção que traga essa linha de construção a partir do dispositivo pedagógico da mídia. Em um segundo momento é demonstrada a figura de Shonda Rhimes como uma intelectual preta que atua na construção de uma pedagogia cultural.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.