O DISPOSITIVO PEDAGÓGICO DA MÍDIA: UM ESTUDO DA REPRESENTAÇÃO DAS MULHERES NEGRAS PROTAGONISTAS DAS SÉRIES SHONDALAND

Autores

Resumo

O artigo traz pesquisa que tem sido desenvolvida na tese de doutorado que ainda está em período inicial, mas que busca abordar a representação das mulheres negras protagonistas das séries ShondaLand, para isso será demonstrado como a mídia pode ser um dispositivo pedagógico capaz de formar definições e conduzir as pessoas a determinadas formas de pensar. A pesquisa se desenvolve a partir do levantamento basilar alçado por teóricas negras, com posterior análise das produções da ANPEd com o objetivo de mapear como as questões de gênero e raça se interseccionam e se existe uma produção que traga essa linha de construção a partir do dispositivo pedagógico da mídia. Em um segundo momento é demonstrada a figura de Shonda Rhimes como uma intelectual preta que atua na construção de uma pedagogia cultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-09-18

Como Citar

Santos, J. M. (2023). O DISPOSITIVO PEDAGÓGICO DA MÍDIA: UM ESTUDO DA REPRESENTAÇÃO DAS MULHERES NEGRAS PROTAGONISTAS DAS SÉRIES SHONDALAND. Seminário De Pesquisa Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - SEPED, (2). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/seped/article/view/16278

Edição

Seção

Artigos