GINÁSIO E COLÉGIO TIRADENTES
INICIO E CONSOLIDAÇÃO (1962-1967)
Resumo
O presente artigo constituído no Grupo de Pesquisa História da Educação no Nordeste, no Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação, tem como objetivo como se deu o processo de institucionalização e consolidação da Universidade Tiradentes em seus primórdios como Ginásio e Colégio. A pesquisa em História da Educação nos dias atuais tem a escola como recorrente e vem sendo ampliada e renovada. Destaca-se que essa recorrência se dá por meio de várias perspectivas de análises, múltiplos olhares e especificidades, como (cultura escolar, pedagogia, arquitetura, mobiliário, materiais didáticos, artefatos, disposição espacial); Para compreender o processo de formação vivenciado no cotidiano do colégio utilizaremos como principais categorias de análise: cultura escolar (JULIA, 2001); cultura material escolar (SOUZA, 2007; FELGUEIRAS, 2010); as práticas, representações e apropriações (CHARTIER, 1990); além da História das Instituições Escolares (MAGALHÃES, 2004). Estudo que está amparado pela História Cultural, na qual, buscou-se, com os resultados da pesquisa, contribuir para as investigações da historiografia educacional sergipana no que se refere à história da instituição Colégio Tiradentes.
Palavras-chave: Instituições Educativas, Cultura Escolar, História da Educação.
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