A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PONTENCIALIZADA PELO WHATSAPP:UMA PROPOSTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR BENEDITO DE OLIVEIRA

Autores

  • Mileisy de Oliveira Lima

Palavras-chave:

Educação. WhatsApp. Aprendizagem significativa. Estratégias pedagógicas.

Resumo

As redes sociais digitais vêm ampliando o atual contexto de consumo de informações e, até mesmo, da construção de conhecimento como um elemento social e cultural, que passa a exigir da área da educação um olhar mais atencioso. Esta dissertação tem como objetivo promover uma análise de como o WhatsApp, como recurso pedagógico, pode contribuir para uma aprendizagem significativa. Nesse contexto, serão aplicadas atividades complementares, dentro do aplicativo, para que os alunos desenvolvam suas habilidades de oratória, leitura e relacionamento. Nesse âmbito, serão executadas estratégias que explorem as possibilidades de interatividade e engajamento, com conteúdos que estimulem o processo de aprendizagem. Para isso, partiu-se do pressuposto de que as redes sociais digitais são importantes elementos, nos quais, por meio das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), passam a colaborar para uma possível construção de conhecimento qualitativo em grupos de WhatsApp. Seu potencial, como espaço interativo e colaborativo, sucede numa aprendizagem móvel de ferramentas digitais. Esta investigação foi desenvolvida através de estudos já propostos na literatura técnica, sendo aqui refinada com aplicações de métodos que possam trazer melhorias nos resultados da aprendizagem significativa e na construção de conhecimento qualitativo em rede.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AUSUBEL, D. Aquisição e retenção do conhecimento: uma perspectiva cognitiva. Lisboa:Editora Plátano, 2003.

CHAGAS, A. A contribuição do facebook no processo da aprendizagem colaborativa. orientador: Ronaldo Nunes Linhares. – Aracaju. Dissertação (Mestrado em Educação). – Universidade Tiradentes, 2013.

desejamos: Novos desafios e como chegar lá. Campinas: Papirus, 2007.

educação básica. In: SANTOS, E.; PORTO, C. (org.). App-education: fundamentos, contextos e práticas

educativas luso-brasileiras na cibercultura. Salvador: EDUFBA, 2019. p. 371-388.

MORAN, J. M, MASETTO, T. M, BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 19ª ed. Campinas, SP: Papirus, 2000.

MORAN, J. M. Novos desafios para o educador. In: A educação que

NOVAK, J. D. e GOWIN, D. B. Aprender a aprender. Lisboa, Plátano Edições Técnicas, 1996.

OLIVEIRA, Kaio Eduardo de Jesus; PORTO, Cristiane de Magalhães. Educação e teoria ator-rede: fluxos heterogêneos e conexões híbridas. Ilhéus: Editus, 2016.

PEREIRA, J. T. L.; LUCENA, S. A produção de memes com smartphone: outras formas de aprender na

SANTOS, E. Pesquisa-formação na cibercultura. Teresina: EDUFPI, 2019.

Downloads

Publicado

2022-05-17

Como Citar

Lima, M. de O. (2022). A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PONTENCIALIZADA PELO WHATSAPP:UMA PROPOSTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA ESCOLA ESTADUAL PROFESSOR BENEDITO DE OLIVEIRA. Seminário De Pesquisa Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - SEPED, (1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/seped/article/view/14915

Edição

Seção

Artigos