UTILIZAÇÃO DE PLATAFORMA DIGITAL GOOGLE FORMS NA EDUCAÇÃO: PRÁTICAS, PERSPECTIVAS E REFLEXÕES

Autores

Palavras-chave:

Plataformas Digitais, Educação, Pesquisa, Google Forms

Resumo

A sociedade contemporânea vive norteada pelas plataformas digitais, na área dos transportes, alimentação, compras e os mais diversificados serviços, o nicho educacional não destoa desta máxima e mantem este padrão, utilizando as plataformas digitais como forma de reconfigurar alguns padrões e criar novos, buscando expandir o processo de ensino e aprendizagem.  A ferramenta Google Forms, serviço gratuito para criação de formulários online, aparece como uma solução para geração de conteúdos avaliativos, tanto no âmbito do conhecimento de perfil dos membros da comunidade escolar, como uma opção as tarefas do dia a dia que muitas vezes geram muito trabalho para serem confeccionados e corrigidos. Assim, neste artigo, apresentaremos o Google Forms, como opção para elaboração de atividades escolares, avaliações e análise de desempenho dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

MAX CASTOR RODRIGUES JUNIOR, UNIVERSIDADE TIRADENTES

Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Tiradentes. Aluno do Mestrado em Educação da Universidade Tiradentes. Membro do Grupo de Pesquisa Educação, Tecnologia da Informação e Cibercultura (GETIC/UNIT/CNPq). E-mail: madeinmax@gmail.com

CRISTIANE DE MAGALHÃES PORTO, UNIVERSIDADE TIRADENTES

Doutorado Multidisciplinar em Cultura e Sociedade - UFBA. Professora do Curso de Comunicação Social e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Tiradentes – Unit; Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Tecnologia da Informação e Cibercultura (GETIC/UNIT/CNPq).

Referências

CETIC.br. Pesquisa sobre o uso de tecnologias da informação e comunicação no Brasil: TIC Educação 2019. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2020. Disponível em: https://www.cetic.br/pt/pesquisas. Acesso em: 29 set. 2020.

DANNEMANN, A. C. In: O desafio do uso da tecnologia na prática da sala de aula. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil., 2013. Disponível em: http://cetic.br/media/docs/publicacoes/2/tic-educacao-2012.pdf. Acesso em: 03 ago. 2020.

Google. 2020. “Google for Startups”. Relatório apresentado na Conferência Brazil at Silicon Valley 2020. Disponível em: https://www.brazilatsiliconvalley.com/. Acesso em: 02 de jul. de 2021.

LEMOS, André. A tecnologia é um vírus. 1º ed. Porto Alegre: Sulina, 2021.

LEMOS, André. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. 5º ed. Porto Alegre: Sulina, 2010a.

LEMOS, André. Teoria Ator Rede e Estudos de Comunicação. Bahia: Edufba, 2016.

LEMOS, André; LÉVY, Pierre. O futuro da internet: em direção a uma ciberdemocracia planetária. São Paulo: Paulus, 2010b.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. Carlos Irineu da Costa (trad.). São Paulo: Ed. 34, 1999. (Coleção TRANS).

LINHARES, R; PORTO, C.; FREIRE, V. Mídia e Educação - Espaços e (co) relações de Conhecimentos. Aracaju. EDUNIT, 2014.

MARTINO, L. M. S. Teoria das mídias digitais: linguagens, ambientes, redes. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

SANTAELLA, Lúcia. Cultura e artes do pós-humano: da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Paulus, 2003.

VAN DIJCK, J. A Sociedade da Plataforma: entrevista com José van Dijck. DigiLabour, 2019. Disponível em https://digilabour.com.br/2019/03/06/a-sociedade-da-plataforma-entrevista-com-jose-van-dijck/. Acesso em 06 de ago de 2021

Downloads

Publicado

2022-05-17

Como Citar

RODRIGUES JUNIOR, M. C., & PORTO, C. D. M. (2022). UTILIZAÇÃO DE PLATAFORMA DIGITAL GOOGLE FORMS NA EDUCAÇÃO: PRÁTICAS, PERSPECTIVAS E REFLEXÕES. Seminário De Pesquisa Do Programa De Pós-Graduação Em Educação - SEPED, (1). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/seped/article/view/14909

Edição

Seção

Artigos