FORMAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO MUNICIPIO DE JAPARATUBA
Palavras-chave:
FORMAÇÃO DOCENTE. EDUCAÇÃO INCLUSIVA. POLITICAS PUBLICASResumo
Este artigo abordará as políticas públicas de inclusão, com objetivo primário de analisar a formação dos docentes de sala regular que atuam na educação inclusiva no Município de Japaratuba. Para isso, analisará três escolas municipais, com objetivos de investigar se os professores da sala regular estão aptos a executar a profissão docente, nas diferentes situações encontradas nas suas salas de aula, em especial, quando nesta sala encontram-se estudantes com deficiências. O artigo está categorizado no método qualitativo, amplamente utilizado na pesquisa em educação, apoiado em recursos de coleta de dados como levantamento bibliográfico e documental, pesquisa de campo, entrevista semiestruturada, buscando compreender como ocorre a formação continuada que se destinam aos professores das salas regulares, que atendem aos estudantes com deficiências para garantir a efetiva implementação das práticas educativas inclusivas no Município de Japaratuba/SE.
Downloads
Referências
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: DOU, 1996.
MANTOAN, Maria Tereza Eglér. Inclusão escolar: o que é? por quê? como fazer? São Paulo: Moderna, 2003.
NÓVOA, Antônio. Formação de professores. 2. ed. São Paulo: Unesp, 1998.
SASSAKI, R. K. Inclusão - Construindo uma Sociedade para Todos. 3. ed. Rio de Janeiro: WVA, 1999.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação - SEPED
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.