EDUCAÇÃO E IDEOLOGIA NA ESCOLA SEM PARTIDO

Autores

  • Brielle Oliveira Santos
  • José Augusto Batista dos Santos Universidade Federal de Sergipe
  • Jeane Sibele Oliveira Santos

Palavras-chave:

Educação. Escola sem Partido. Ideologia. Política.

Resumo

RESUMO

Este artigo tem como objetivo promover uma discussão acerca da escola como um espaço sujeito aos efeitos da ideologia hegemônica que nela se instala e se reproduz, partindo do que dispõe o Projeto de Lei nº 867 de 2015, que busca incluir o Programa Escola sem Partido nas Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Para tanto, far-se-á referência às reflexões de pensadores que se debruçaram sobre questões atinentes à ideologia e a sua relação com a escola, bem como o papel por esta assumido no sentido de disseminar conhecimentos que, embora se pretendam ‘neutros’, visto que são revestidos de uma cientificidade aparentemente irrefutável, são organizados a partir da ideologia dominante em um corpo social. O texto está divido em duas seções principais, sendo que, na primeira, ocupamo-nos da discussão sobre escola e ideologia e, na segunda, levantamos alguns questionamentos sobre pontos inconsistentes presentes no referido projeto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Augusto Batista dos Santos, Universidade Federal de Sergipe

Graduado em Letras Inglês pela Universidade Federal de Sergipe. Aluno regular no Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação e membro do Núcleo de Estudos de Cultura, ambos sediados na instituição supracitada.

Referências

Althusser, L. P. Aparelhos Ideológicos de Estado. 7. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1998.

BRASIL. Ministério de Educação e Culturs. LDB- Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996.Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília: MEC1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 43. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do Cárcere. ( volume 1: Introdução ao estudo da filosofia; A filosofia de Benedetto Croce. edição e tradução, Carlos Nelson Coutinho, co-edição , Luiz Sérgio Henriques e Marco Aurélio Nogueira. 2ªed.- Rio de Janeiro: Civilização Brasileira , 2001.

GRAMSCI, Antonio. Cadernos do Cárcere. (volume 2: Os intelectuais; O princípio educativo; Jornalismo). edição e tradução, Carlos Nelson Coutinho, co - edição Luiz Sérgio Henriques e Marco Aurélio Nogueira. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira , 2000.

PROJETO DE LEI Nº 867, DE 2015. Disponível em: <http://www.escolasempartido.org>. Acesso em: 26 nov. 2015.

Downloads

Publicado

2018-10-24

Como Citar

Santos, B. O., dos Santos, J. A. B., & Santos, J. S. O. (2018). EDUCAÇÃO E IDEOLOGIA NA ESCOLA SEM PARTIDO. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/9013

Edição

Seção

GT9 - Políticas Públicas e Gestão Socioeducacional