REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO BRASIL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Sandro Rogério Almeida Matos Júnior Universidade Tiradentes
  • Kelly Cristina Resende Rocha universidade Tiradentes
  • Cristiano de Jesus Ferronato Universidade Tiradentes

Palavras-chave:

Educação em Saúde, Educação, Enfermagem

Resumo

Trata-se de revisão integrativa, com o objetivo de refletir sobre a educação em saúde no Brasil. Os dados foram coletados em busca eletrônicas nas bases de dados PubMed e Scielo, os principais descritores foram; educação em saúde, educação e enfermagem, utilizando o operador booleano and entre as palavras. Como objeto o estudo de artigos científicos e capítulos de livros. De acordo com o estudo, no Brasil, a transição demográfico-epidemiológica caracteriza-se pela prevalência cada vez mais elevada de doenças e fatores de risco relacionados com os estilos de vida, o que exige uma profunda transformação do modelo sanitário assistencial, com a maior oferta de serviços e ações preventivas e de promoção e educação em saúde baseadas em evidências. Portanto, é permanente a reflexão sobre as práticas educacionais em saúde nos campos de atuação, e que a cada dia se torna desafiador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandro Rogério Almeida Matos Júnior, Universidade Tiradentes

Enfermeiro. Pós-Graduando em UTI e Centro Cirúrgico. Integrante do Grupo de Pesquisa de História da Educação no Nordeste (GPHEN, UNIT, CNPq).

Kelly Cristina Resende Rocha, universidade Tiradentes

Enfermeira. Mestranda em Educação. Integrante do Grupo de Pesquisa em História da Educação no Nordeste (GPHEN, UNIT, CNPq).

Cristiano de Jesus Ferronato, Universidade Tiradentes

Professor. Doutor em Educação. Coordenador do Grupo Pesquisa História da Educação no Nordeste (GPHEN, UNIT, CNPq).

Downloads

Publicado

2018-10-24

Como Citar

Rogério Almeida Matos Júnior, S., Cristina Resende Rocha, K., & de Jesus Ferronato, C. (2018). REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO EM SAÚDE NO BRASIL: UMA REVISÃO INTEGRATIVA. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/8792

Edição

Seção

GT12 - História da Educação