Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • É obrigatório o pagamento da Taxa Adicional de Submissão e Apresentação de Trabalho por todos autores e coautores. Valor adicional de submissão de R$ 40,00 por cada participante no artigo (por autor/coautor individual), pagamento realizado em um único comprovante.
  • Todos os autores e coautores devem estar inscritos no 13º ENFOPE E 15º FOPIE; pagando o valor de R$ 60,00 (data limite ver no site do evento)
  • Quanto ao número de autores, deve-se respeitar o limite de 3 (um autor e dois coautores). Não serão aceites trabalhos que não respeitem essa norma.
  • Teremos dois tipos de certificação: (i) os participantes apenas no evento (40h). (ii) os participantes no evento e com apresentação de trabalho.
  • Os autores e coautores podem participar de, no máximo, dois trabalhos, incluindo a participação como autor e/ou coautor, desde na nova submissão seja paga nova taxa de apresentação de trabalho.
  • Artigos em coautoria deverão ser enviados apenas pelo autor principal, que indicará o nome dos coautores no próprio sistema. Todos os campos que aparecem no processo de submissão deverão ser devidamente preenchidos. 
  • O arquivo da submissão está em formato WORD (.doc ou .docx) e dentro dos padrões. E as citações e as referências seguem as indicações da Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT).
  • O texto está em fonte Times New Roman, em tamanho 12; espaçamento entre linhas 1,5 cm e alinhamento justificado (com exceção do título que deve ser centralizado e em letras maiúsculas); com margens esquerda e superior 3 cm e direita e inferior 2 cm; mínimo de 10 e máximo de 15 laudas, incluindo as referências. E está conforme o modelo: Orientacoes_Formatacao_Artigo_12_ENFOPE_14_FOPIE.docx
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista. E o autor, e coautores são responsáveis por essa revisão textual, assumindo as responsabilidades pela escrita.
  • Envio como documento complementar do comprovante de pagamento inscrição no evento, mais a taxa adicional de Submissão e Apresentação de Trabalho (efetuada pelo Magister/Unit).

Diretrizes para Autores

Comitê Científico

Profa. Dra. Andréa Karla Ferreira Nunes (Universidade Tiradentes)
Prof. Dr. António Gomes Ferreira (Universidade de Coimbra)
Prof. Dr. Cristiano de Jesus Ferronato (Universidade Tiradentes)
Prof. Dr. David Revesado Carballales (Universidade de Salamanca)
Prof. Dr. Edvaldo Souza Couto (Universidade Federal da Bahia)
Profa. Dra. Elza Ferreira dos Santos (Instituto Federal de Tecnologia Sergipe)
Profa. Dra. Eva Garcia Redondo (Faculdade de Educação - Universidade de Salamanca)
Prof. Dr. Fernando Silvio Cavalcante Pimentel (Universidade Federal de Alagoas)
Prof. Dr. Galo Sánchez Sánchez (Universidade de Salamanca)
Prof. Dr. Jacinto Jardim (Unversidade Aberta – Portugal)
Prof. Dr. Joaquim Alcoforato (Universidade de Coimbra)
Prof. Dr. José Antonio Cieza García (Universidade de Salamanca)
Prof. Dr. José Manuel Santos Peréz (Universidade de Salamanca)
Prof. Dr. Luís Mota (Instituto Politécnico de Coimbra)
Prof. Dr. Luiz Anselmo Menezes Santos (Universidade Federal de Sergipe)
Prof. Dr. Marcos Vinicius Francisco (Universidade Estadual de Maringá)
Profa. Dra. Paula Grasso (Universidad Abierta Interamericana)
Prof. Dr. Regilson Marciel Borges (Universidade Federal de Lavras)
Prof. Dr. Ronaldo Nunes Linhares (Universidade Tiradentes)
Profa. Dra. Simone Silveira Amorim (Universidade Tiradentes)
Profa. Dra. Sonia Regina Mendes dos Santos (Universidade Estadual do Rio de Janeiro)
Profa. Dra. Suzana dos Santos Gomes (Universidade Federal de Minas Gerais)

 

Diretrizes para submissão de artigo

1. Os artigos inscritos deverão vincular-se a um dos Grupos de Trabalho abaixo:

GT1 - Educação de Crianças, Jovens e Adultos;

GT2 - Educação e Ciências Humanas e Socialmente Aplicáveis;

GT3 - Educação e Ciências Matemáticas, Naturais e Biológicas;

GT4 - Educação Rural/do Campo;

GT5 - Educação, Comunicação e Tecnologias;

GT6 - Educação, Inclusão, Gênero e Diversidade;

GT7 - Educação, Linguagens e Artes;

GT8 - Espaços Educativos, Currículo e Formação Docente (Saberes e Práticas);

GT9 - Políticas Públicas e Gestão Socioeducacional;

GT10 - Práticas Investigativas na Educação Superior;

GT11 - Educação e Psicologia;

GT12 - História da Educação. 

 

2. É obrigatório o pagamento da inscrição de participação de todos os autores/coautores no evento. E o autor/coautor deverá realizar também o pagamento da Taxa Adicional de Submissão e Apresentação de Trabalho (os coautores precisam pagar esta taxa), realizar o pagamento da Taxa Adicional em um único comprovante. Os comprovantes de inscrição (de todos os autores e coautores) e da Taxa Extra de Submissão e Apresentação de Trabalho devem ser anexada durante o processo de submissão, senão a referida submissão será rejeitada. 

3. Quanto ao número de autores, deve-se respeitar o limite de 3 (um autor e dois coautores). Não serão aceites trabalhos que não respeitem essa norma.

4. Os trabalhos deverão ser enviados conforme as normas abaixo:

4.1. a organização do trabalho deverá ter formato de ARTIGO digitado em fonte Times New Roman, em tamanho 12; espaçamento entre linhas 1,5 cm e alinhamento justificado (com exceção do título que deve ser centralizado e em letras maiúsculas); com margens esquerda e superior 3 cm e direita e inferior 2 cm; mínimo de 10 e máximo de 15 laudas, incluindo as referências. Conforme Modelo do Artigo;

4.2. as indicações da Associação Brasileira de Normas e Técnicas (ABNT) deverão ser seguidas;

4.3. as citações a partir de 4 linhas deverão apresentar: espaço simples, recuo à esquerda de 4 cm e tamanho da fonte 11;

4.4. a lauda 1 do trabalho deverá conter os seguintes elementos:

a) título e subtítulo do trabalho em letras maiúsculas, centralizado e em negrito;

b) nome completo do autor e coautores alinhados à direita, um nome por linha. Os nomes devem ser completos e as letras iniciais em maiúsculas. Ao final de cada linha colocar um índice para nota de rodapé na forma de numeração arábica, indicando um minicurrículo dos autores e coautores, com titulação, entidade em que trabalha, grupo de pesquisa CNPq, ORCID e e-mail;

c) identificação do GT a que pertence o trabalho abaixo do(s) autor(es) alinhado à esquerda;

d) dois RESUMOS em até 10 linhas (sendo um em português e outro em língua moderna estrangeira: inglês ou francês ou espanhol) contendo objetivos, metodologia, síntese das conclusões, acompanhado de três a cinco palavras-chave. Os resumos devem ser digitados em espaço simples, fonte Times New Roman tamanho 11.

4.5. O arquivo do artigo deve ser enviado em formato WORD (.doc ou .docx).

4.6. Após anexar o arquivo do artigo devidamente identificado, faz-se necessário encaminhar também o comprovante de pagamento da inscrição no evento (efetuada pelo Magister/Unit).

5. A revisão ortográfica e gramatical é de responsabilidade dos autores.

6. As notas de rodapé deverão ser colocadas ao final das respectivas laudas em que foram citadas e seguindo as normas da ABNT.

7. Todos os trabalhos aprovados serão publicados neste Portal de Eventos (ISSN: 2179-0663).

8. Os trabalhos serão avaliados por pares da área da indicação do GT. A decisão dessa etapa será informada aos autores via sistema de submissão e/ou e-mail.

9. Os certificados serão liberados via sistema Magister em formato digital.

10. O trabalho só poderá ser enviado uma única vez. Não serão aceites pedidos de novo envio, troca de texto, modificação de autores. Gentileza verificar todas essas informações antes de efetuar a submissão do artigo. 

11. Os artigos reprovados não terão direito a devoluçaõ da Taxa Adicional de Submissão e Apresentação de Trabalho.

12. Os melhores artigos por GT serão publicados em livro com lançamento até dezembro de 2024. Os autores serão notificados e serão convidados a participar da publicação.

 

Critérios para Aprovação dos Trabalhos

1. Relevância do objeto de estudo para a área do GT.

2. Clareza quanto à proposição dos objetivos.

3. Fundamentação teórica em conformidade com a temática escolhida.

4. Coerência teórico-metodológica.

5. Apresentação de resultados parciais ou conclusivos (de pesquisa em andamento/concluída) ou pertinência das conclusões do estudo teórico (bibliográfico ou documental).

6. Clareza na comunicação escrita (coerência e coesão textual; correção ortográfica e gramatical; adequação às normas).

 

Organização das Apresentações

1. Os trabalhos serão apresentados por meio de comunicação oral.

2. A comunicação oral poderá ser realizada pelo autor ou pelos coautores, apenas nas salas, de forma presencial.

3. Cada comunicação terá duração de, no máximo, 10 minutos. Ao final de cada bloco de exposição haverá um tempo para debate.

 

ATENÇÃO: Os artigos só serão encaminhados para a avaliação dos pareceristas se atenderem às normas estabelecidas para a submissão.

 

Antes de submeter leia o Tutorial de Submissão

 

Modelo do Artigo para submeter

 

Prazo de submissão dos artigos até  12 de abril de 2024.

 

Exemplo dos pagamentos necessários para submeter:

Inscrição no Evento - R$ 60,00

Taxa Adicional de Submissão e Apresentação de Trabalho - R$ 40,00 (por autor/coautor individual)

 

Autor - Inscrição no Evento R$ 60,00 + Taxa Adicional de Submissão e Apresentação de Trabalho R$ 40,00 = R$ 100,00

Coautores -  Inscrição no Evento R$ 60,00 + Taxa Adicional de Submissão e Apresentação de Trabalho R$ 40,00 = R$ 100,00 (para cada coautor)

O comprovante da Taxa Adicional de Submissão e Apresentação de Trabalho, deve ser um único comprovante (pagamento) no valor total da quantidade de autor/coautores no trabalho. Ex.: 1 autor e 2 coautores, o comprovante da Taxa Adicional de Submissão e Apresentação de Trabalho, deve ser no valor de R$ 120,00.

Obs.: os comprovantes de inscrição nos eventos devem ser individuais, um por pessoa. e enviados na submissão para comprovação.

Enviar os comprovantes durante a submissão. No formato PDF em um único arquivo, com todos os comprovantes necessários.

Importante: para a submissão dos artigos, os referidos pagamentos devem ser realizados antes da submissão.

 

Política de Privacidade

Os dados fornecidos para este evento atende a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais - LGPD, e serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação do evento, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.