MAPA CONCEITUAL COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UM ESTUDO COM DOCENTES DOS CURSOS DE LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Autores

  • Tatiana Maria dos Santos Dias
  • Marilene Batista da Cruz Nascimento
  • Alexandre Meneses Chagas

Palavras-chave:

Mapas Conceituais, Aprendizagem significativa, Prática, Formação docente

Resumo

Este estudo tem como objetivo analisar a utilização dos mapas conceituais (MC) como estratégia de ensino pelos docentes dos cursos de Física, Pedagogia e Química da Universidade Federal de Sergipe/Campus Prof. Alberto Carvalho, com vistas à identificação de suas contribuições e limites para a aprendizagem dos acadêmicos, no período de 2015-2017. Justifica-se esta pesquisa a relevância dos MC para a promoção da aprendizagem significativa, bem como por possibilitar o desenvolvimento de um processo ativo de ensino no qual o conhecimento é construído pela elaboração contextualizada e atribuição de sentidos. Quanto à natureza dos dados, trata-se de uma pesquisa qualitativa desenvolvida a partir do método dialético, visando à reconstrução das categorias de estudo. Fez-se uma entrevista com quatro docentes que usam os MC como estratégia de ensino e aprendizagem. Os dados coletados foram trabalhados à luz da análise de textual discursiva (ATD). Os resultados evidenciaram que o uso desse esquema tem contribuído de forma significativa para a aprendizagem dos estudantes. Entretanto, apenas os quatro docentes investigados do campus utilizam esse recurso, de um universo de 141 profissionais. Dentro do cenário desta investigação, ainda, existe a necessidade de se debater e trabalhar os MC, sendo de suma importância o crescimento dessa área. Recomenda-se que as pesquisas e as discussões sobre esse dispositivo de aprendizagem significativa sejam incorporadas nos cursos de formação inicial docente com o objetivo de que essa ferramenta possa ser usada na educação básica.

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Publicado

2018-10-24

Como Citar

Dias, T. M. dos S., Nascimento, M. B. da C., & Chagas, A. M. (2018). MAPA CONCEITUAL COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM: UM ESTUDO COM DOCENTES DOS CURSOS DE LICENCIATURA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/9272

Edição

Seção

GT8 - Espaços Educativos, Currículo e Formação Docente (Saberes e Práticas)