UMA EXPERIÊNCIA DE USO DAS TIC NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: O SOFTWARE CMAPTOOLS NA CONSTRUÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS
Palavras-chave:
Palavras-chave, Tecnologias da informação e comunicação (TIC). Mapas conceituais. Software CmapTools.Resumo
É fato que as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) estão cada vez mais presentes em nossa sociedade. Na Educação, em todos os níveis, as TIC marcam presença e são de suma importância, proporcionando novos meios para a busca e construção do conhecimento. Tanto docentes quanto discentes podem se beneficiar do potencial das TIC no processo de ensino-aprendizagem. Há inúmeros softwares de qualidade, gratuitos ou pagos, que potencializam a dinâmica da relação entre os sujeitos (aluno e professor) e o objeto (conhecimento) em sala de aula. Um dos exemplos de softwares que tende a potencializar essa dinamicidade no cenário de aula é o CmapTools. Este software é uma ferramenta para elaborar esquemas (mapas) conceituais e representá-los graficamente. Este artigo objetiva relatar experiências discentes na construção de mapas conceituais com o uso do software CmapTools numa disciplina de um curso de Mestrado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente de Inovação Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.