UMA EXPERIÊNCIA DE USO DAS TIC NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: O SOFTWARE CMAPTOOLS NA CONSTRUÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS

Autores

  • Roberto Carlos Delmas da Silva Prefeitura Municipal de Aracaju-SE
  • Carlos Alberto de Vasconcelos

Palavras-chave:

Palavras-chave, Tecnologias da informação e comunicação (TIC). Mapas conceituais. Software CmapTools.

Resumo

É fato que as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) estão cada vez mais presentes em nossa sociedade. Na Educação, em todos os níveis, as TIC marcam presença e são de suma importância, proporcionando novos meios para a busca e construção do conhecimento. Tanto docentes quanto discentes podem se beneficiar do potencial das TIC no processo de ensino-aprendizagem. Há inúmeros softwares de qualidade, gratuitos ou pagos, que potencializam a dinâmica da relação entre os sujeitos (aluno e professor) e o objeto (conhecimento) em sala de aula. Um dos exemplos de softwares que tende a potencializar essa dinamicidade no cenário de aula é o CmapTools. Este software é uma ferramenta para elaborar esquemas (mapas) conceituais e representá-los graficamente. Este artigo objetiva relatar experiências discentes na construção de mapas conceituais com o uso do software CmapTools numa disciplina de um curso de Mestrado.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Carlos Delmas da Silva, Prefeitura Municipal de Aracaju-SE

Licenciado em Matemática pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Especialista em Mídias e Tecnologias na Educação (UFS) e PUC-RJ, Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática pela UFS. Professor de Matemática da Rede Pública de Ensino em Aracaju/SE.

Downloads

Publicado

2018-10-24

Como Citar

Delmas da Silva, R. C., & de Vasconcelos, C. A. (2018). UMA EXPERIÊNCIA DE USO DAS TIC NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: O SOFTWARE CMAPTOOLS NA CONSTRUÇÃO DE MAPAS CONCEITUAIS. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/9208

Edição

Seção

GT5 - Educação, Comunicação e Tecnologias