MAPAS CONCEITUAIS E FORMAÇÃO INICIAL: UM ESTUDO NO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DO CURSO DE PEDAGOGIA
Palavras-chave:
Mapas Conceituais., Formação, Prática docente, Aprendizagem significativa.Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo analisar as contribuições dos mapas conceituais (MC) para a formação dos bolsistas do Pibid/Pedagogia, Campus Prof. Alberto Carvalho da Universidade Federal de Sergipe, com vistas à identificação das possibilidades de uso dessa metodologia na prática docente. Justifica-se este estudo pela relevância da inserção dos MC como estratégia ativa de aprendizagem na formação e no exercício da docência. Quanto à natureza dos dados, trata-se de uma investigação teórico-empírica, de natureza qualitativa, desenvolvida a partir do método dialético norteado pela relação tese-antítese–síntese. Foram aplicados dois questionários online com os bolsistas, um de caráter exploratório e outro após as oficinas de formação. Os dados coletados foram trabalhados à luz da análise de textual discursiva (ATD). Os resultados evidenciaram que a relação dos investigados com os MC foi um pouco difícil, haja vista alguns sujeitos não conhecerem a ferramenta e tirem dificuldade na construção. No entanto, mostraram-se abertos a viver novas experiências, reconhecendo a importância da utilização desse dispositivo na sala de aula da educação básica e superior. Trata-se de avançar para além da teoria clássica/tradicional de ensino em que o estudante decora o conteúdo sem atribuir sentido. Para tanto, torna-se necessário a presença dos MC nos cursos de formação inicial de professores.
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