MAPAS CONCEITUAIS E FORMAÇÃO INICIAL: UM ESTUDO NO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DO CURSO DE PEDAGOGIA

Autores

  • Marilene Batista da Cruz Nascimento Universidade Tiradentes
  • Bernúbia Almeida Santos Lima Universidade Federal de Sergipe.

Palavras-chave:

Mapas Conceituais., Formação, Prática docente, Aprendizagem significativa.

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo analisar as contribuições dos mapas conceituais (MC) para a formação dos bolsistas do Pibid/Pedagogia, Campus Prof. Alberto Carvalho da Universidade Federal de Sergipe, com vistas à identificação das possibilidades de uso dessa metodologia na prática docente. Justifica-se este estudo pela relevância da inserção dos MC como estratégia ativa de aprendizagem na formação e no exercício da docência. Quanto à natureza dos dados, trata-se de uma investigação teórico-empírica, de natureza qualitativa, desenvolvida a partir do método dialético norteado pela relação tese-antítese–síntese. Foram aplicados dois questionários online com os bolsistas, um de caráter exploratório e outro após as oficinas de formação. Os dados coletados foram trabalhados à luz da análise de textual discursiva (ATD). Os resultados evidenciaram que a relação dos investigados com os MC foi um pouco difícil, haja vista alguns sujeitos não conhecerem a ferramenta e tirem dificuldade na construção. No entanto, mostraram-se abertos a viver novas experiências, reconhecendo a importância da utilização desse dispositivo na sala de aula da educação básica e superior. Trata-se de avançar para além da teoria clássica/tradicional de ensino em que o estudante decora o conteúdo sem atribuir sentido. Para tanto, torna-se necessário a presença dos MC nos cursos de formação inicial de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marilene Batista da Cruz Nascimento, Universidade Tiradentes

Docente dos cursos de Ciências Biológicas e de Educação Física e da Diretoria de Educação a Distância.

Bernúbia Almeida Santos Lima, Universidade Federal de Sergipe.

Graduação em Física e Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe. Professora da educação básica da rede pública municipal de Moita Bonita.

Downloads

Publicado

2018-10-24

Como Citar

Nascimento, M. B. da C., & Lima, B. A. S. (2018). MAPAS CONCEITUAIS E FORMAÇÃO INICIAL: UM ESTUDO NO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DO CURSO DE PEDAGOGIA. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/9207

Edição

Seção

GT8 - Espaços Educativos, Currículo e Formação Docente (Saberes e Práticas)