SABERES E PRÁTICAS EDUCATIVAS NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE
Palavras-chave:
Prática Pedagógica, Formação inicial, Rodas de conversaResumo
Este trabalho é fruto de uma experiência desenvolvida no transcurso das aulas de Prática Pedagógica, ministradas a estudantes de Letras, da Universidade do Estado da Bahia. O texto ancora-se na abordagem (auto)biográfica, de base fenomenológica, que dentre outros objetivos busca analisar as compreensões que os sujeitos fazem de si, e consequentemente de suas práticas, quando narram suas experiências. A centralidade das discussões emerge da dinâmica de aulas práticas do referido componente, nas quais se desenvolveram três rodas de conversas com vistas a analisar as significações que os licenciandos atribuem à prática pedagógica do docente universitário. Dentre algumas contribuições, o estudo revelou que o conhecimento de si emerge das proposições dialógicas que alunos e professor constroem quando relatam e interpretam suas experiências formativas a partir das rodas de conversas.
Downloads
Referências
ALARCÃO, Isabel (Coord.). Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. Porto: Porto Editora, 2005.
ARFUCH, Leonor. O espaço biográfico: dilemas da subjetividade contemporânea. Tradução de Paloma Vidal. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2010.
CONTRERAS, Domingos. Pedagogias de la experiencia y la experiencia de la pedagogia. In: CONTRERAS & PÉREZ DE LARA, Nuria (org.). Investigar la experiencia educativa. Madrid: Edições Morata. Pp. 241-271, 2010.
DELORY-MOMBERGER, Christine. Biografia e educação: figuras do indivíduo-projeto. Natal: EDUFRN, São Paulo: PAULUS, 2008.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da Aprendizagem Escolar: estudos e proposições. 10 ed. São Paulo: Cortez, 2000.
MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento. 11 ed. São Paulo: Hucitec, 2008
POZO, Juan Ignácio y PÉREZ ECHEVERRÍA, Maria del Puy. (coordenadores). Psicología del aprendizaje universitario. La formación en competencias. Ediciones Morata, S. L. (2009) Mejía Lequerica, - Madrid – España.
SCHÖN, Donald A. Formar professores como profissionais reflexivos. In: NÓVOA, António (Coord.). Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.
ROLDÃO, M. C. Função docente: natureza e construção do conhecimento profissional. Rev. Brás. Educ. v. 12 n. 34. Rio de Janeiro, jan/abr.2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente de Inovação Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.