IMPACTOS DOS DISPOSITIVOS EDUCACIONAIS DA MATEMÁTICA NA APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS DO NOVO MAIS EDUCAÇÃO

Autores

  • Cleison Ferreira dos Santos Universidade do Estado da Bahia
  • Cales Alves da Costa Junior Centro Educacional São José

Palavras-chave:

Mais Educação, Dispositivos Educacionais, Equações do Primeiro Grau, Aprendizagem das crianças, TAD

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma experiência educacional, operacionalizada em uma turma mista do Novo Mais Educação, cujo objetivo foi analisar, pela Teoria Antropológica do Ensino, os impactos dos dispositivos educacionais da Matemática, relacionados às equações do primeiro grau, na aprendizagem das crianças envolvidas neste projeto. Para tanto, houve a proposta de resolução de seis tarefas com arranjo teórico-tecnológico voltado às equações mencionadas. Houveram vários tipos de tarefas operacionalizadas pelos estudantes através de técnicas específicas, algumas das quais foram justificadas por eles. Houve, também, a aplicação das técnicas operacionalizadas nos dispositivos, nas equações escritas, pelos estudantes. Portanto, percebemos que os dispositivos educacionais da Matemática foram significativos à aprendizagem dos estudantes, proporcionando experiências nas práticas e o desenvolvimento do raciocínio, e tornando-vos os principais responsáveis pelo desenvolvimento do seu Ser.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleison Ferreira dos Santos, Universidade do Estado da Bahia

Graduando em Licenciatura em Matemática da Universidade do Estado da Bahia.

Downloads

Publicado

2018-10-24

Como Citar

dos Santos, C. F., & Costa Junior, C. A. da. (2018). IMPACTOS DOS DISPOSITIVOS EDUCACIONAIS DA MATEMÁTICA NA APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS DO NOVO MAIS EDUCAÇÃO. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/9193

Edição

Seção

GT1 - Educação de Crianças, Jovens e Adultos