DESAFIOS EM SE TRABALHAR COM PROGRAMAS PARA CLASSES MULTISSERIADAS

Autores

  • Rute Alves Brasileiro Colégio Levy Pablo
  • Amanda Gois Santos
  • Advanusia Santos Silva de Oliveira

Palavras-chave:

Classe multisseriadas, Desafios, Educação de campo, Programas Escola Ativa

Resumo

Este estudo tem como objetivos favorecer o desenvolvimento da criança do campo que é fundamental para sua finalidade social; apoiar e incentivar os sistemas estaduais e municipais de ensino na melhoria da educação nas escolas do campo; desenvolver propostas pedagógicas e metodologicas adequadas a classes multisseriadas. A temática justifica-se, pois a Escola Ativa foi criada para auxiliar o trabalho educativo com classes multisseriadas e a proposta é reconhecer e valorizar as formas de organização social caracteristica do meio rural, garantindo igualdade de condições. O tipo de pesquisa ultilizada na construção do trabalho foi por meio de livros, apostilas e textos que tratam da questão educação em escolas e salas multisseriadas. Foram analisados os seguintes problemas: a baixa densidade populacional, as grandes distâncias, as constantes expulsão dos trabalhadores do campo, planejar para diferentes séries e idades, livros didaticos incompativeis e como lidar com toda essa diversidade.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Gois Santos

Especialista em Psicopedagogia pela Universidade Tiradentes (UNIT); professora de Educação Básica da Rede Pública Municipal de Ensino de Aracaju – SE.

Advanusia Santos Silva de Oliveira

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe. Professora da Educação Básica da Rede Municipal de Aracaju e Carmópolis-SE. Membro do GEPIED-UFS/CNPQ.

Downloads

Publicado

2018-10-24

Como Citar

Brasileiro, R. A., Santos, A. G., & de Oliveira, A. S. S. (2018). DESAFIOS EM SE TRABALHAR COM PROGRAMAS PARA CLASSES MULTISSERIADAS. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/9187

Edição

Seção

GT4 - Educação Rural/do Campo