MENINAS VESTINDO AZUL: GÊNERO, EDUCAÇÃO E SEXUALIDADE

Autores

  • ANABELA MAURÍCIO DE SANTANA UNIVERSIDADE TIRADENTES UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Palavras-chave:

Gênero, Educação, Sexualidade

Resumo

O presente artigo tem o objetivo de analisar a reprodução das relações de gênero na escola e no âmbito da relação homoafetiva, possibilitando uma reflexão acerca do que é ser homem e do que é ser mulher e seus respectivos papéis na sociedade e na família. Adota-se como ideias norteadoras a mulher lésbica na relação homoafetiva, o que ela anseia e as maneiras que tem encontrado para driblar o preconceito, a rejeição, a agressividade e o decesso às políticas públicas para essas mulheres, bem como as experiências no cotidiano escolar e o papel do professor e da professora no processo de educação sexual. A pesquisa teve como sujeitos quatro mulheres que se intitulam lésbicas mantendo um relacionamento homoafetivo e com o intento de fazer esta investigação foram utilizados os meses de setembro, outubro e novembro de dois mil e dez, tendo como locus o município de Itaporanga d’ Ajuda/Se.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ANABELA MAURÍCIO DE SANTANA, UNIVERSIDADE TIRADENTES UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Possui mestrado em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e graduação em Serviço Social pela Universidade Tiradentes (UNIT). Participa do Grupo de Pesquisa do CNPq: “Educação, Formação, Processo de Trabalho e Relações de Gênero” – UFS e do Grupo “Gênero, Família e Violência” – UNIT.

Downloads

Publicado

2018-10-24

Como Citar

MAURÍCIO DE SANTANA, A. (2018). MENINAS VESTINDO AZUL: GÊNERO, EDUCAÇÃO E SEXUALIDADE. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/9186

Edição

Seção

GT6 - Educação, Inclusão, Gênero e Diversidade