ACOLHIMENTO E CADASTRAMENTO DOS DISCENTES MEDIANTE A POLÍTICA DE COTAS PARA PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECÍFICAS.

Autores

  • Fabiana de Oliveira Lobão
  • Flávia Silva Rocha
  • Ronise Nascimento de Almeida .

Palavras-chave:

Educação inclusiva, acesso, acolhimento

Resumo

O presente estudo teve como objetivo apresentar a experiência realizada pelo Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) na efetivação do acolhimento e cadastramento dos discentes ingressantes pela política de cotas para pessoas com deficiência no Instituto Federal de Ensino, Ciências e Tecnologia de Sergipe (IFS). Para tanto foi realizada revisão bibliográfica tendo como critério de inclusão artigos e livros que abordem a temática da educação inclusiva, bem como utilizou-se a técnica de análise documental, possibilitando assim maior compreensão das acerca das ações adotadas pelo NAPNE. A pesquisa em pauta caracterizou-se como descritiva, com abordagem qualitativa sobre a forma de estudo de caso. Conclui-se portanto que o NAPNE desenvolve ações de acolhimento e cadastramento dos discentes no IFS corroborando para o fortalecimento de políticas públicas de inclusão no contexto da educação, bem como contribuindo para a permanência do discente no ambiente escolar.

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Biografia do Autor

Fabiana de Oliveira Lobão

Psicóloga do IFS/Campus Aracaju. Graduada em Psicologia pela UFS, especialista em Gestão em Saúde da Família pela FANESE e mestranda no Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT-IFS). E-mail: fabiana.lobao@ifs.edu.br

Flávia Silva Rocha

Revisora Braile e responsável pelo NAPNE/IFS/Campus Aracaju. E-mail: flavia.rocha@ifs.edu.br

Ronise Nascimento de Almeida, .

Graduada em Ciências Econômicas pela Faculdade Católica de Ciências Econômicas da Bahia, Mestre e Doutora em Desenvolvimento e Meio Ambiente pelo Programa de Pós -Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal de Sergipe (PRODEMA-UFS). Atua como Vice Líder do Grupo de Pesquisa Formação Interdisciplinaridade e Meio Ambiente, na Universidade Federal de Sergipe (UFS); Pesquisadora nos grupos: Educação Profissional e Tecnológica; Tecnologia e Processamento de Alimentos, do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Sergipe (IFS). Docente do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Sergipe-IFS, Professora do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT-IFS) Professora colaboradora no Programa de Pós - Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal de Sergipe (PRODEMA-UFS). E-mail: ronisedealmeida@hotmail.com

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Publicado

2018-10-24

Como Citar

Lobão, F. de O., Rocha, F. S., & Almeida, R. N. de. (2018). ACOLHIMENTO E CADASTRAMENTO DOS DISCENTES MEDIANTE A POLÍTICA DE COTAS PARA PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECÍFICAS. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/9180

Edição

Seção

GT6 - Educação, Inclusão, Gênero e Diversidade