A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR NA CONSTRUÇÃO DO PLANO POLÍTICO-PEDAGÓGICO

Autores

  • Marcos Batinga Ferro Universidades Federal de Sergipe-UFS
  • Edelfrancla Gomes dos Reis Faculdade São Luís de França

Palavras-chave:

Educação, Ensino Superior, Projeto Político Pedagógico.

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo refletir sobre o papel do professor/pesquisador na construção coletiva do Projeto-Político Pedagógico no Ensino Superior. Ele se apresenta como um tema constante entre gestores, professores e pesquisadores dos diferentes níveis e modalidades de ensino em virtude da necessária democratização e melhoria na qualidade do ensino. A metodologia aplicada foi à qualitativa, com base no referencial bibliográfico de autores que abordam sobre compreender o que vem a ser o Projeto Político-Pedagógico, sua finalidade e sua relação com o currículo dos diferentes cursos. Nessa perspectiva, entendemos que não precisamos de um Projeto Político-Pedagógico mirabolante, precisamos de um Projeto realizável e de professores/pesquisadores comprometidos, para além do desenvolvimento profissional e pessoal, com o desenvolvimento institucional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Batinga Ferro, Universidades Federal de Sergipe-UFS

Mestrando em Educação pela Universidade Federal de Sergipe - UFS. Pós-Graduado em Didática e Metodologia do Ensino Superior, Pós-graduação em Competência Pedagógica, Docência Universitária e Gestão Escolar. Graduado em Pedagogia pela Faculdade São Luís de França - FSLF. Professor da Faculdade São Luís de França, atuando nos cursos de extensão, graduação e pós-graduação e da Educação Básica da Rede Estadual de Sergipe.

Edelfrancla Gomes dos Reis, Faculdade São Luís de França

Graduanda em Pedagogia pela Faculdade São Luís de França - FSLF. Integrante do Núcleo de Pesquisa em Inclusão e Tecnologia Assistiva – NUPITA/UFS e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Docência - GEPED/FPD. Instrutora de Formação Profissional do SENAC/SE

Referências

os professores que atuam nas universidades públicas ingressam nessas instituições por intermédio de concursos públicos para a docência, nos quais contam pontos a titulação – especialização, mestrado e doutorado, e a experiência de pesquisa entre outras coisas (PIMENTA; ANASTASIOU, 2002).

Por outro lado, é Pedagógico porque, segundo Veiga (2002a), define as ações educativas necessárias ao cumprimento dos propósitos e da intencionalidade de uma determinada instituição de ensino, contextualizadas culturalmente.

Segundo Saul (2000), esse processo de avaliação do Projeto Político-Pedagógico envolve três momentos: a descrição e problematização da realidade institucional; a compreensão crítica da realidade descrita e problematizada; e a proposição de alternativas de ação, como um momento de criação coletiva.

Downloads

Publicado

2018-10-24

Como Citar

Ferro, M. B., & Reis, E. G. dos. (2018). A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR NA CONSTRUÇÃO DO PLANO POLÍTICO-PEDAGÓGICO. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/9168

Edição

Seção

GT8 - Espaços Educativos, Currículo e Formação Docente (Saberes e Práticas)