A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR NA CONSTRUÇÃO DO PLANO POLÍTICO-PEDAGÓGICO
Palavras-chave:
Educação, Ensino Superior, Projeto Político Pedagógico.Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo refletir sobre o papel do professor/pesquisador na construção coletiva do Projeto-Político Pedagógico no Ensino Superior. Ele se apresenta como um tema constante entre gestores, professores e pesquisadores dos diferentes níveis e modalidades de ensino em virtude da necessária democratização e melhoria na qualidade do ensino. A metodologia aplicada foi à qualitativa, com base no referencial bibliográfico de autores que abordam sobre compreender o que vem a ser o Projeto Político-Pedagógico, sua finalidade e sua relação com o currículo dos diferentes cursos. Nessa perspectiva, entendemos que não precisamos de um Projeto Político-Pedagógico mirabolante, precisamos de um Projeto realizável e de professores/pesquisadores comprometidos, para além do desenvolvimento profissional e pessoal, com o desenvolvimento institucional.
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Referências
os professores que atuam nas universidades públicas ingressam nessas instituições por intermédio de concursos públicos para a docência, nos quais contam pontos a titulação – especialização, mestrado e doutorado, e a experiência de pesquisa entre outras coisas (PIMENTA; ANASTASIOU, 2002).
Por outro lado, é Pedagógico porque, segundo Veiga (2002a), define as ações educativas necessárias ao cumprimento dos propósitos e da intencionalidade de uma determinada instituição de ensino, contextualizadas culturalmente.
Segundo Saul (2000), esse processo de avaliação do Projeto Político-Pedagógico envolve três momentos: a descrição e problematização da realidade institucional; a compreensão crítica da realidade descrita e problematizada; e a proposição de alternativas de ação, como um momento de criação coletiva.
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