IMPORTÂNCIA DO LÚDICO COMO ESTRATÉGIA DE FACILITAÇÃO DA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA MATERNA NA ESCOLA RURAL DE GIRAU DO PONCIANO - AL
Palavras-chave:
Brincar, Ludicidade, Aprendizagem, Língua PortuguesaResumo
Ensinar exige mais do que conhecimento, é necessário afeto e atenção para com o outro, sobretudo, quando se trata de crianças. O ato de brincar, seja qualquer for a brincadeira, faz parte do contexto e do ser-criança ou adolescente, sendo assim é parte constituinte de sua formação. A Educação escolar, enquanto educação institucionalizada pode e deve apropriar-se desta dimensão, que posta em prática de forma planejada e interativa podem vim a contribuir de modo significativo com a aprendizagem da língua materna. A partir do conceito de atividade de Vygotsky, e do diálogo com a concepção de língua de Bakhtin busca-se refletir acerca das aulas de língua portuguesa no campo, mediante estudo de caso em uma escola da zona rural localizada em Girau do Ponciano – AL. A partir daí, pode-se construir caminhos para uma nova prática pedagógica e uma nova dinâmica nas aulas de Língua Portuguesa dessa escola.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente de Inovação Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.