IMPORTÂNCIA DO LÚDICO COMO ESTRATÉGIA DE FACILITAÇÃO DA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA MATERNA NA ESCOLA RURAL DE GIRAU DO PONCIANO - AL

Autores

  • VILMA ALCIDES DOS SANTOS UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS - UNEAL
  • CARLOS HENRIQUE FERREIRA NUNES UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS
  • NATÁLIA VELASQUEZ OLIVEIRA UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALGOAS

Palavras-chave:

Brincar, Ludicidade, Aprendizagem, Língua Portuguesa

Resumo

Ensinar exige mais do que conhecimento, é necessário afeto e atenção para com o outro, sobretudo, quando se trata de crianças. O ato de brincar, seja qualquer for a brincadeira, faz parte do contexto e do ser-criança ou adolescente, sendo assim é parte constituinte de sua formação. A Educação escolar, enquanto educação institucionalizada pode e deve apropriar-se desta dimensão, que posta em prática de forma planejada e interativa podem vim a contribuir de modo significativo com a aprendizagem da língua materna. A partir do conceito de atividade de Vygotsky, e do diálogo com a concepção de língua de Bakhtin busca-se refletir acerca das aulas de língua portuguesa no campo, mediante estudo de caso em uma escola da zona rural localizada em Girau do Ponciano – AL. A partir daí, pode-se construir caminhos para uma nova prática pedagógica e uma nova dinâmica nas aulas de Língua Portuguesa dessa escola.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-10-24

Como Citar

SANTOS, V. A. D., NUNES, C. H. F., & OLIVEIRA, N. V. (2018). IMPORTÂNCIA DO LÚDICO COMO ESTRATÉGIA DE FACILITAÇÃO DA APRENDIZAGEM DA LÍNGUA MATERNA NA ESCOLA RURAL DE GIRAU DO PONCIANO - AL. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/9142

Edição

Seção

GT4 - Educação Rural/do Campo