GRÊMIO ESTUDANTIL: MECANISMO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA

Autores

  • Maria Aparecida Vieira de Melo UFPB UFPE UFRPE
  • Ricardo Santos de Almeida SEDUC AL UFAL UAB

Palavras-chave:

Gestão Escolar Democrática, Grêmio Estudantil, Educação

Resumo

RESUMO

O trabalho teve intuito de verificar como que se dá a atuação da gestão na implantação do grêmio estudantil numa escola do munícipio de Recife/PE. Metodologicamente, se deu em três etapas: a) apoiou-se numa revisão de literatura e nos dispositivos legais que regem a educação no país, especificamente, a Constituição Federal vigente, a LDBEN/96, a Lei nº 7.398/85 e a Constituição estadual de Pernambuco; b) a implantação propriamente dita do grêmio estudantil; c) análise dos dados. Constatou-se que, apesar do conceito de democracia da gestão da escola, ainda é bastante limitado e sustentado na concepção burocrática Weberiana. O trabalho corroborou no processo de emancipação, empoderamento e formação dos alunos/as. Sugere a necessidade de um constante acompanhamento da entidade formada (Grêmio Estudantil), a fim, de maximizar o engajamento dos estudantes, uma vez que, este foi um trabalho pioneiro na referida escola.

 

 

Palavras-chave: Gestão Escolar Democrática. Grêmio Estudantil. Educação.

 

ABSTRACT

The purpose of this study was to verify how the performance of management in the implantation of the student group in a school in the municipality of Recife/PE. Methodologically, it took place in three stages: a) it was based on a review of the literature and the legal provisions governing education in the country, specifically the Federal Constitution in force, LDBEN / 96, Law No. 7,398 / 85 and the State Constitution of Pernambuco; b) the actual implantation of the student body; c) analysis of the data. It was found that, despite the concept of school management democracy, it is still rather limited and sustained in Weberian bureaucratic design. The work corroborated the process of emancipation, empowerment and training of students. It suggests the need for a constant follow-up of the formed entity (Grêmio Estudantil), in order to maximize student engagement, since this was a pioneering work in this school.

 

Key words: Democratic School Management. Grêmio Estudantil. Education.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Aparecida Vieira de Melo, UFPB UFPE UFRPE

outoranda em Educação pela UFPB - Linha de Pesquisa: Educação Popular. Mestra em Educação, Culturas e Identidades pela UFRPE/FUNDAJ (2015). Especialista em: Culturas e História dos Povos Indígenas (2016), pela UFRPE/RENAFOR; Educação em Direitos Humanos e Diversidade (2014) e Educação do Campo (2016), ambas pela UFAL. Psicopedagogia (2012), Supervisão Escolar e Gestão Pedagógica (2013), ambas pela UPE; Pedagoga pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2010). Professora da UFPE (Gestão pedagógica e Gestão Educacional; Políticas Educacionais, organização e funcionamento da educação básica 2017-2018). Professora da Faculdade Educacional de Araucária (disciplina avaliação no ensino superior 2016). Professora da FAMASUL (Estágio supervisionado- 2015) e Professora pelo PARFOR (legislação e PCCC II, III e IV, III, 2015-2018), professora pela UNEAL (didática, legislação educacional, história da educação, filosofia da educação, educação brasileira, políticas públicas 2013-2015) e professora pesquisadora pela IFAL (EAD - Gestão da Educação 2014). Professora Tutora pela FUNDAJ (EAD - Cultura Afro-Brasileira, Patrimônio e memória 2014).Tutora pela UFAL (Educação para as relações étnico-raciais - EAD 2014). Palestrante pela UNEAL (Tecnologias da informação e comunicação 2014). Professora pelo Programa Paulo Freire (2011 2013). Professora de educação básica (2006;2011;2016 e 2017) . Interesses em: Educação do campo, educação popular, EAD, movimentos sociais, processos educativos, interdisciplinaridade. Formação de professores. Gestão pedagógica e Políticas educacionais. Livros didáticos. Transdisciplinaridade. Complexidade. Estágio supervisionado. Políticas públicas. 

Referências

BRASIL, Câmara dos Deputados. Constituição Federal da República Federativa do Brasil. Texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988, com as alterações adotadas pelas Emendas Constitucionais nos 1/1992 a 68/2011, pelo Decreto Legislativo nº 186/2008 e pelas Emendas Constitucionais de Revisão nos 1 a 6/1994. – 35. ed. – Brasília: Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2012.

BRASIL, Senado Federal. Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional, Lei nº 9.394/1996, de 20 de novembro, 1996. Senado Federal, Secretaria Especial de Editoração e Publicações, subsecretaria de edições técnicas. Brasília, 2005.

BRASIL, Congresso Nacional. LEI Nº 7.398, DE 4 DE NOVEMBRO DE 1985. Brasília, em 04 de novembro de 1985;

LUCK, Heloisa. Gestão Educacional: uma questão paradigmática. Petrópolis. Vozes, 2006.

MACHADO, L. B.; ANICETO, R. A. Ciclos de aprendizagem nas representações sociais de mães de alunos de escolas públicas. In: __. ATOS DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO - PPGE/ME FURB ISSN 1809-0354 v. 5, n. 3, p. 463-477, set./dez. 2010. Disponível em: http://proxy.furb.br/ojs/index.php/atosdepesquisa/article/viewFile/2125/1495. Acessado em: 22 maio. 2017.

PARAÍBA. Lei Nº 9.372, de 3 de junho de 2011. Institui a Campanha de Incentivo aos Grêmios Estudantis nas Unidades Escolares da Rede Estadual de Ensino, e dá outras providências. www.paraiba.pb.gov.br/educação. Acesso em dezembro de 2014.

ROMANELLI, Otázia de Oliveira. História da Educação no Brasil, 1930 – 1973. 18, ed. Petrópolis: Vozes, 1996.

SILVA, Joel Severino da. O DIÁLOGO: INSTRUMENTO POLÍTICO DE UMA GESTÃO ESCOLAR OU AO MENOS DEVERIA SER. In: ___ primeiro Congresso de Inovação Pedagógica em Arapiraca, Anais, UFAL- Alagoas, 2015.

SOUSA, Luís Carlos. Gestão Educacional e Escolar: Tematizando desafios e possibilidades. UFPE, Recife, 2016.

Downloads

Publicado

2018-10-24

Como Citar

Melo, M. A. V. de, & Almeida, R. S. de. (2018). GRÊMIO ESTUDANTIL: MECANISMO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/9140

Edição

Seção

GT9 - Políticas Públicas e Gestão Socioeducacional