A FORMAÇÃO DE ALUNOS LEITORES EM GÊNEROS TEXTUAIS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES.

Autores

  • JOSE CLECIO SOUZA ESCOLA MUNCIPAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO
  • Elisabeth Maria Tavares
  • Tania Severo

Palavras-chave:

Leitura. Escrita. Gêneros textuais. Formação. Alfabetização.

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar um estudo sobre a importância dos alunos do Ensino Fundamental I, terem contato os mais diversos gêneros textuais. Adotaram-se os métodos etnográficos da pesquisa qualitativa e quantitativa, respaldada por referenciais teóricos bem como pesquisas de campo. Os resultados permitem afirmar a necessidade da escola fazer uso de gêneros textuais na formação de bons leitores, entretanto, há uma forte resistência de um grupo de professores que agem isoladamente em sala de aula e possuem dificuldade em trabalhar com esses gêneros textuais, por não terem prática plena para tal. Professores, gestores, governo devem estar comprometidos com a educação devendo empenhar-se em seus respectivos papéis e na reelaboração de um ensino superior que atenda as demandas sociais do momento em formar professores capacitados para uma prática de ensino que possibilite a inserção do aluno no mundo letrado.

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Publicado

2018-10-24

Como Citar

SOUZA, J. C., Tavares, E. M., & Severo, T. (2018). A FORMAÇÃO DE ALUNOS LEITORES EM GÊNEROS TEXTUAIS: DESAFIOS E POSSIBILIDADES. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/9136

Edição

Seção

GT7 - Educação, Linguagens e Artes