A FORMAÇÃO DE PROTAGONISTAS JUVENIS E OS CIRCUITOS EDUCATIVOS DE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL NO COLÉGIO ESTADUAL BARÃO DE MAUÁ EM ARACAJU / SE

Autores

  • João Mouzart de Oliveira Junior UNIT Faculdade Jardins UFBA
  • Sérgio Luiz Costa de Andrade
  • Sônia Magaly dos Santos

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Protagonismo Juvenil, Formação de professores, Sustentabilidade

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar a formação de protagonistas juvenis para a sustentabilidade social, cultural e ambiental no Colégio Estadual Barão de Mauá em Aracaju/SE, articulado com a formação de professores desse ambiente escolar. O procedimento metodológico dividiu-se em duas etapas: a primeira foi o levantamento bibliográfico acerca dos conceitos sobre educação, gestão democrática, interdisciplinaridade, transdisciplinaridade, protagonismo juvenil, meio ambiente, formação de professores e sustentabilidade. O segundo foi a pesquisa de campo como observação participante com aplicação de questionário e entrevistas. E logo após, fizemos a análise dos dados obtidos. Com isso, verificamos o quanto é importante sensibilizar e preparar os discentes para o campo das ideias e práticas, no qual os mesmos estimulam o seu senso crítico e provocativo da realidade captada a partir das suas vivências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALARCÃO, Isabel (Org.). Formação reflexiva de professores: estratégias de

supervisão. Porto/Portugal: Porto Editora, 2005, p.176

____. Escola reflexiva e nova racionalidade. Porto Alegre: Artmed, 2001.

BARRETO, Elba Siqueira de Sá (org.). Os currículos do ensino fundamental para as

escolas brasileiras. Campinas, SP: Autores Associados, Fundação Carlos Chagas. 1998, p.197.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 1999.

____. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: ciências Tendências e inovações. Trad. Sandra Valenzuela. São Paulo: Cortez. 1993 (Coleção questões da nossa época: v.26).

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ed. São Paulo: Atlas, 2008.

MINETTO, Maria de Fátima. Currículo na Educação Inclusiva: entendendo esse

Desafio. 2. ed. rev. atual. ampl.—Curitiba:ibpex, 2008, p.1991.

MORAN, José. Metodologia Ativas para uma aprendizagem mais profunda. Disponível: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/metodologias_moran1.pdf .Acesso em :. 22 de fev.de 2018.

NÓVOA, A. (Org.) Profissão professor. Portugal: 2 ed.,1995

____. Cúmplices ou reféns? Nova Escola. São Paulo: Abril; n. 162, mai.2003.

Downloads

Publicado

2018-10-24

Como Citar

Junior, J. M. de O., Andrade, S. L. C. de, & Santos, S. M. dos. (2018). A FORMAÇÃO DE PROTAGONISTAS JUVENIS E OS CIRCUITOS EDUCATIVOS DE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL NO COLÉGIO ESTADUAL BARÃO DE MAUÁ EM ARACAJU / SE. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/9135

Edição

Seção

GT8 - Espaços Educativos, Currículo e Formação Docente (Saberes e Práticas)