EXCEL COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE ESTATÍSTICA

Autores

  • Michele dos Santos Silva Universidade do Estado da Bahia
  • Roberta da Silva Nascimento Lima Universidade do Estado da Bahia
  • André Ricardo Lucas Vieira Universidade do Estado da Bahia

Palavras-chave:

Matemática, Estatística, Aprendizagem

Resumo

O presente artigo é uma pesquisa de campo e apresenta os resultados da aplicação de uma oficina que teve como proposta desenvolver alguns cálculos de Estatística no programa da Microsoft, o Excel. Esta pesquisa tem como intenção dar um maior significado as aulas de Matemática, visando desmistificar os conteúdos que são trabalhados de forma descontextualizada, enfatizando a importância de fazer uso de recursos didáticos que contribuam para o processo de ensino-aprendizagem. Esta investigação trata-se de uma pesquisa qualitativa, e teve como sujeitos 24 estudantes do 2º ano do ensino médio do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, localizado no Município de Senhor do Bonfim –BA. Pôde-se constatar que quase 100% dos sujeitos conseguiram desenvolver as questões com tranquilidade, sem apresentar dúvidas em demasia. O resultado desta pesquisa enfatiza a importância de utilizar recursos que já são conhecidos pelos estudantes, numa perspectiva de se obter um resultado positivo e favorável à aprendizagem dos mesmos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BORBA, M.de C.; PENTEADO, M. G. Informática e Educação Matemática. 2.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática. Secretaria de Educação Fundamental – Brasília: MEC/SEF, 1997.

CAMPELLO, E; et al. Utilizando recursos de informática: o Excel, como estratégia de ensino-aprendizagem de certos conteúdos matemáticos, 2014.

LOPES, C. E. O ensino de Estatística e da Probabilidade na Educação Básica e a Formação dos Professores. Cad. Cedes, Campinas, vol. 28, n. 74, p. 57-73, jan./abr. 2008.

PASTORIO, D. P; SAUERWEIN, R. A. O papel do computador em atividades didáticas: um olhar para o ensino de física. Renote novas Tecnologias na Educação. V.13 nº1, julho, 2015.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho Científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas de pesquisa e do trabalho acadêmico – 2.ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

SAMPAIO, M. N; LEITE, L. S. Alfabetização Tecnológica do Professor. Petrópolis - RJ: Vozes, 2008.

VIALI, L. Utilizando recursos computacionais (planilhas) no ensino do cálculo de probabilidades. COBENGE, Porto Alegre: 2002.

Downloads

Publicado

2018-10-24

Como Citar

Silva, M. dos S., Lima, R. da S. N., & Vieira, A. R. L. (2018). EXCEL COMO RECURSO DIDÁTICO NAS AULAS DE ESTATÍSTICA. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/9132

Edição

Seção

GT5 - Educação, Comunicação e Tecnologias