A ESCOLA NOVA E A GEOGRAFIA ESCOLAR NO PERÍODO DE 1880-1935

Autores

  • Jailton Santos Silva Universidade Federal de Sergipe
  • Larissa Ferreira Ferro Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Carvalho, Educação, Escola Nova, Geografia Escolar, Rui Barbosa

Resumo

Este artigo aborda o ensino da geografia escolar entre as duas últimas décadas de século XIX e as três primeiras décadas do século XX destacando as propostas de renovação do ensino dessa disciplina e o papel dos intelectuais Rui Barbosa e Carlos Miguel Delgado de Carvalho para a consolidação de uma geografia moderna na sociedade brasileira, orientada a partir dos princípios da Escola Nova. Como fonte de pesquisa utilizou-se livros, artigos e dissertações produzidas sobre a referida temática. A partir da análise, constatou-se que essa disciplina escolar sofreu grande influência dos ideais escolanovistas nos seus métodos de ensino e que sua consolidação enquanto disciplina escolar foi fundamental para institucionalização da geografia acadêmica brasileira.

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Biografia do Autor

Jailton Santos Silva, Universidade Federal de Sergipe

Mestre em Educação. Bacharelando e licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental de Sergipe (GEPEASE/CNPq/UFS).

Larissa Ferreira Ferro, Universidade Federal de Sergipe

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

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Publicado

2018-10-24

Como Citar

Silva, J. S., & Ferro, L. F. (2018). A ESCOLA NOVA E A GEOGRAFIA ESCOLAR NO PERÍODO DE 1880-1935. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/9121

Edição

Seção

GT12 - História da Educação