A INFLUÊNCIA DESEMPENHADA PELA AFETIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL MENOR

Autores

  • Norma Lice dos Santos Menezes Secretaria de Estado da Educação SEED/SE
  • Manoel Barros Souza
  • Antono Hamilton Santos

Palavras-chave:

Relação Afetiva, Escola, Prcesso de Aprendizagem BRINCAR E A EDUCAÇÃO INFANTIL

Resumo

Este trabalho fundamenta-se em apresentar as contribuições que a relação afetiva para o processo de aprendizagem, compreendendo como acontece a relação afetiva entre professor e aluno dos anos iniciais do ensino fundamental. Objetiva-se em buscar nas principais obras educacionais e pedagógicas referência sobre a afetividade no processo de aprendizagem, elencando pesquisas contemporâneas que refletem sobre as contribuições da relação entre professor e aluno para o processo de aprendizagem escolar. Para esse estudo, utilizamos da pesquisa bibliográfica. Durante a escolarização da criança pressupõe-se que haverá varias interações, nas quais a afetividade está presente. A escola deve proporcionar um espaço de reflexões sobre a vida do aluno como um todo, contribuindo para o desenvolvimento de uma consciência critica e transformadora, na qual esse processo não deveria dissociar-se da afetividade. Sendo que o professor é fundamental para a aprendizagem dos alunos, tornando a afetividade um dos elementos que influenciam esse processo. Pode-se constatar que a afetividade é imprescindível para o desempenho educacional, uma vez que as palavras das crianças deixam bem claro que a afetividade representa um aspecto importante no processo de aprendizagem, que tem como base o respeito mútuo, o diálogo e, principalmente o carinho recíproco.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Norma Lice dos Santos Menezes, Secretaria de Estado da Educação SEED/SE

Graduada em Letras Espanhol e Letras Português Inglês pela Universidade Federal de Sergipe e possui título de Especialista em Língua Espanhola

Downloads

Publicado

2018-10-24

Como Citar

dos Santos Menezes, N. L., Souza, M. B., & Santos, A. H. (2018). A INFLUÊNCIA DESEMPENHADA PELA AFETIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL MENOR. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/9120

Edição

Seção

GT1 - Educação de Crianças, Jovens e Adultos