A INFLUÊNCIA DESEMPENHADA PELA AFETIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL MENOR
Palavras-chave:
Relação Afetiva, Escola, Prcesso de Aprendizagem BRINCAR E A EDUCAÇÃO INFANTILResumo
Este trabalho fundamenta-se em apresentar as contribuições que a relação afetiva para o processo de aprendizagem, compreendendo como acontece a relação afetiva entre professor e aluno dos anos iniciais do ensino fundamental. Objetiva-se em buscar nas principais obras educacionais e pedagógicas referência sobre a afetividade no processo de aprendizagem, elencando pesquisas contemporâneas que refletem sobre as contribuições da relação entre professor e aluno para o processo de aprendizagem escolar. Para esse estudo, utilizamos da pesquisa bibliográfica. Durante a escolarização da criança pressupõe-se que haverá varias interações, nas quais a afetividade está presente. A escola deve proporcionar um espaço de reflexões sobre a vida do aluno como um todo, contribuindo para o desenvolvimento de uma consciência critica e transformadora, na qual esse processo não deveria dissociar-se da afetividade. Sendo que o professor é fundamental para a aprendizagem dos alunos, tornando a afetividade um dos elementos que influenciam esse processo. Pode-se constatar que a afetividade é imprescindível para o desempenho educacional, uma vez que as palavras das crianças deixam bem claro que a afetividade representa um aspecto importante no processo de aprendizagem, que tem como base o respeito mútuo, o diálogo e, principalmente o carinho recíproco.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente de Inovação Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.