O BRINCAR E A EDUCAÇÃO INFANTIL: DIÁLOGOS ENTRE PERSPECTIVAS TEÓRICAS
Palavras-chave:
Brincadeira. Brincar. Criança. Educação InfantilResumo
Este trabalho parte da dissertação de mestrado em educação já concluída, tem como objetivo enfatizar a importância da brincadeira na Educação infantil e o papel do educador na organização das práticas do brincar. O artigo possui metodologia de caráter qualitativo e referencia-se em pesquisa bibliográfica. Destacamos a brincadeira como prática cultural, presentes nos estudos da Sociologia da Infância, onde concordamos com a defesa da brincadeira de livre escolha pela criança, ou dirigida pelo adulto, mas sem intenções de aprendizagem, e sim de uma socialização de saberes que permitem construções sociais e a interação das crianças com os adultos e os seus pares, constituindo as culturas infantis. Compreendemos a importância da aprendizagem lúdica, da utilização das brincadeiras para aprender, mas salientamos que não podemos reduzir a brincadeira somente a isso e que esse não é o verdadeiro significado da brincadeira para a educação da criança.
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