CONTEMPLAÇÕES ACERCA DA EDUCAÇÃO BIOCÊNTRICA NOS ESPAÇOS PEDAGÓGICOS

Autores

  • ADRYANA SIQUEIRA BARRETO INCA-INSTITUTO CAPITAL
  • Edelfrancla Reis

Palavras-chave:

Princípio Biocêntrico, Afetividade, Aprendizagem, Educação, Escola

Resumo

O escopo deste artigo, de natureza bibliográfica, tem como objetivo esclarecer se a proposta do Princípio Biocêntrico, traz inovações conceituais e metodológicas para o campo da educação. Esse novo paradigma das ciências humanas se baseia na vida como centro de toda a existência no universo, estimulando a expressão dos instintos, abordando a afetividade como fator primordial na aprendizagem; a inteligência afetiva e a linguagem do corpo como aspectos imprescindíveis na educação contemporânea; A pesquisa está fundamentada em autores que conjecturam o tema como o criador dessa temática Toro, Wagner, Gonçalves, Flores, Freire, Cavalcante dentre outros. Os teóricos elencados salientam a importância da necessidade de vivências na comunidade escolar. Dessa forma, o estudo é protuberante para pedagogos, acadêmicos e profissionais da área da educação que aborda a valorização afetiva e a integralidade do ser nos espaços pedagógicos.

 

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Biografia do Autor

ADRYANA SIQUEIRA BARRETO, INCA-INSTITUTO CAPITAL

Graduada em Turismo (UNIT) e Pedagogia (FLSF). Especialista em Magistério Superior (UNIT) e Gestão Escolar: pedagogia empresarial (FSLF). Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil/ Fundamental I e II do INCA – Instituto Capital. Integrante do Grupo de Estudo e Pesquisa em Docência - GEPED/FDP.  E-mail: drydry7@hotmail.com

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Publicado

2018-10-24

Como Citar

BARRETO, A. S., & Reis, E. (2018). CONTEMPLAÇÕES ACERCA DA EDUCAÇÃO BIOCÊNTRICA NOS ESPAÇOS PEDAGÓGICOS. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/9116

Edição

Seção

GT8 - Espaços Educativos, Currículo e Formação Docente (Saberes e Práticas)