CONTEMPLAÇÕES ACERCA DA EDUCAÇÃO BIOCÊNTRICA NOS ESPAÇOS PEDAGÓGICOS
Palavras-chave:
Princípio Biocêntrico, Afetividade, Aprendizagem, Educação, EscolaResumo
O escopo deste artigo, de natureza bibliográfica, tem como objetivo esclarecer se a proposta do Princípio Biocêntrico, traz inovações conceituais e metodológicas para o campo da educação. Esse novo paradigma das ciências humanas se baseia na vida como centro de toda a existência no universo, estimulando a expressão dos instintos, abordando a afetividade como fator primordial na aprendizagem; a inteligência afetiva e a linguagem do corpo como aspectos imprescindíveis na educação contemporânea; A pesquisa está fundamentada em autores que conjecturam o tema como o criador dessa temática Toro, Wagner, Gonçalves, Flores, Freire, Cavalcante dentre outros. Os teóricos elencados salientam a importância da necessidade de vivências na comunidade escolar. Dessa forma, o estudo é protuberante para pedagogos, acadêmicos e profissionais da área da educação que aborda a valorização afetiva e a integralidade do ser nos espaços pedagógicos.
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