INTERFACES UTILIZADAS NOS CURSOS DE FÍSICA DA UAB/SE
Palavras-chave:
Educação a Distância. Interfaces Interativas. Curso de FísicaResumo
Este texto discute e apresenta resultados preliminares do projeto Interação de Alunos da UAB com as Interfaces Tecnológicas no Curso de Física, que está sendo desenvolvido junto ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), com o apoio do CNPq, cujo objetivo principal é investigar quais as interfaces utilizadas pelos alunos de Física da UAB em Sergipe. É uma pesquisa com abordagem quantitativa na qual os dados foram coletados através de buscas na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD) e nos Anais do Grupo de Pesquisa em Educação e Contemporaneidade (EDUCON), levando em consideração os descritores: “curso de física; educação a distância; Sergipe; interfaces interativas”, com recorte temporal de 2010 a 2017, como também a partir de questionários aplicados com alunos. De antemão encontramos 149 teses e dissertações; 642 artigos; Dentre as interfaces mais utilizadas, e-mail, Ava e YouTube com 30,7% de uso pelos alunos.
Downloads
Referências
BRASIL. DECRETO Nº 5.622, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2005. Brasília, 19 de dezembro de 2005; 184 o da Independência e 117 o da República. Disponível:
< http://portal.mec.gov.br/instituicoes-credenciadas/educacao-superior-a-distancia>
CAPES- Comissão de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior. O que é UAB? . Brasília, 2016. Disponível: <http://www.capes.gov.br/component/content/article?id=7836. >
IVO, Mariéllen. A importância da usabilidade em AVAs. 2015 Disponível: <http://www.ead.unimontes.br/nasala/importancia-da-usabilidade-em-avas/>
KULCSAR, Rosa. O estágio supervisionado como atividade integradora. In: FAZENDA, Ivani Catarina Arantes [et all]; PICONEZ, Stela C. Bertholo (Coord.). A prática de ensino e o estágio supervisionado. Campinas-SP: Papirus, 19991.
KNOWLES, M. S. The modern praticeof adult education. New York: Cambridge University, 1980.
MARTINS, Pâmella. Internet e Educação. 2013. Disponível:
<https://terceirocolegiojoseense.wordpress.com>
MEC/SEED – Ministério da Educação / Secretaria de Educação a Distância. Referenciais de qualidade para a educação superior a distância. Brasília, 2007. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/referenciaisEaD.pdf>.
MEC/SEED – Ministério da Educação. Universidade Aberta do Brasil (UAB). Brasília, 2016. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/uab>.
MEC/SEED – Ministério da Educação / Secretaria de Educação a Distância. Referenciais de qualidade para a educação superior a distância. Brasília, 2007. Disponível: <http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/referenciaisead.pdf>.
MEC/SEED – Ministério da Educação. Universidade Aberta do Brasil (UAB). Brasília, 2016. Disponível: < http://portal.mec.gov.br/uab>.
MOROSINI, M.C.; FERNANDES, C.M.B. Estado do Conhecimento: conceitos, finalidades e interlocuções. Educação Por Escrito, Porto Alegre, v. 5, n. 2, p. 154-164, jul.-dez. 2014.
PRIMO, A. Ferramentas de interação na web: travestindo o ensino tradicional ou potencializando a educação através da cooperação?. 2007. Disponível: <http://www.c5.cl/ieinvestiga/actas/ribie2000/papers/210/index.htm>.
VASCONCELOS, C. As Interfaces interativas na educação a distância: estudo sobre cursos de geografia. Recife: Ed. UFPE, 2017.
VASCONCELOS, C.A; LIMA F.S. As interfaces interativas e sua contribuição à aprendizagem: a concepção dos alunos de química e geografia da Universidade Aberta do Brasil. Disponível: <https://eventos.set.edu.br/index.php/enfope/article/viewFile/5049/1488>
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente de Inovação Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.