TRABALHO INFANTIL NA AGRICULTURA NO MUNICÍPIO DE ITABAIANA E OS REFLEXOS SOCIOEDUCACIONAIS

Autores

  • Carlos Alberto Vasconcelos Universidade Federal de Sergipe
  • Wagner Sena Santos Departamento de Geografia da UFS

Palavras-chave:

Trabalho Infantil, Agricultura Familiar, Reflexos socioeducacionais

Resumo

O processo histórico da formação e construção do espaço rural no Brasil apresenta estrutura bimodal que se consolida com a modernização baseada na estrutura de produção, dividida em agricultores empresariais e agricultores familiares. Cerca de 40% da área de terra plantada no país, atende o mercado interno e supri a agroindústria de matérias-primas, destinada grande parte a exportação. O espaço rural é marcado pelas desigualdades no contexto social, cultural e econômico, o pequeno agricultor sente-se obrigado a utilizar o trabalho infanto-juvenil como fonte de renda. O presente texto visa analisar como acontece esse trabalho nas unidades familiares de povoados em Itabaiana/SE e os impactos, dessa realidade no desenvolvimento educacional. Utilizou-se de pesquisa de campo com questionário e entrevista além de referências, como Morais et al (1999); Vasconcelos, (2009); Cordeiro, (2006) e dados secundários junto a órgãos públicos: IBGE, FAO, INCRA e ECA.

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Publicado

2018-10-24

Como Citar

Vasconcelos, C. A., & Santos, W. S. (2018). TRABALHO INFANTIL NA AGRICULTURA NO MUNICÍPIO DE ITABAIANA E OS REFLEXOS SOCIOEDUCACIONAIS. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/9101

Edição

Seção

GT2 - Educação e Ciências Humanas e Socialmente Aplicáveis