A REFORMA ORTOGRÁFICA DE 2008: UMA QUESTÃO DE MATURIDADE LINGUÍSTICA.

Autores

  • Fernanda Quaranta Lobão Bairral Universidade Tiradentes
  • Akistenia Elza Santos Ferreira Universidade Tiradentes
  • Norma Lice Santos Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Reforma Ortográfica. Língua Portuguesa. Lusofonia.

Resumo

A tentativa de unificar o idioma português em países lusófonos implicou acordos ortográficos, cujas normas referem-se a aspectos lexicais. A reforma ortográfica de 2008 propõe abreviar as diferenças das grafias entre alguns países usuários do idioma português. Nesse sentido, o presente estudo se justifica pela necessidade de fortalecimento da lusofonia, resguardando as particularidades de cada nação e tem como objetivo refletir sobre a defesa da unicidade da nossa língua, considerando que a Língua Portuguesa falada no Brasil ainda não atingiu, do ponto de vista sincrônico, a autonomia necessária para ser considerada um idioma destacado do Português lusitano. Para tanto, a metodologia utilizada consiste numa pesquisa bibliográfica, que evidenciou que a necessidade de fortalecer a lusofonia, finalmente, superou as diferenças e fez surgir uma maturidade linguística, elevando a Língua Portuguesa a um lugar de prestígio internacional.

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Biografia do Autor

Fernanda Quaranta Lobão Bairral, Universidade Tiradentes

(Universidade Tiradentes, Pós-graduanda em Educação em Gênero e Direitos Humanos, fernanda_quaranta@hotmail.com), professora da rede estadual de ensino.

Akistenia Elza Santos Ferreira, Universidade Tiradentes

(Universidade Tiradentes, Mestre em Educação, akistenia@hotmail.com), professora da rede estadual de ensino.

Norma Lice Santos, Universidade Federal de Sergipe

(Universidade Federal de Sergipe, Especialista em Língua Espanhola, normalice.menezes@gmail.com), professora da rede estadual de ensino.

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Publicado

2018-10-24

Como Citar

Bairral, F. Q. L., Ferreira, A. E. S., & Santos, N. L. (2018). A REFORMA ORTOGRÁFICA DE 2008: UMA QUESTÃO DE MATURIDADE LINGUÍSTICA. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/9096

Edição

Seção

GT7 - Educação, Linguagens e Artes