UMA DIDÁTICA PARA NOVA GERAÇÃO: DEMANDAS DE USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO DE ENSINAGEM
Palavras-chave:
Metodologias Ativas, Ensinagem, Práticas InovadorasResumo
As grandes mudanças e transformações da sociedade contemporânea, e, por conseguinte, dos modelos pedagógicos que vem sendo adotados nas instituições de ensino, têm sido pauta de discussões no âmbito educacional de modo cada vez mais incisivo. Nas diversas áreas do conhecimento, esse debate ganhou contornos próprios, na medida em que a indissociabilidade entre teoria e prática e a visão de integralidade se apresentam no fazer docente como uma urgência. A partir de tal reflexão o presente trabalho tem como objetivo discutir sobre o processo de transformação dos modelos que fortalecem as ações pedagógicas inovadoras e que viabilizam métodos ativos de aprendizagem, promovendo de forma especial novas práticas na formação de estudantes. Para tal, tomou-se como objeto de estudo as Metodologias Ativas, adotando como referencial teórico e metodológico os escritos de Anastasiou (2009), José Morán (2015), entre outros.
Downloads
Referências
ABREU, M. C.; MASETTO, M. T. O professor universitário em aulas: práticas e princípios teóricos. 5. ed. São Paulo: MG Ed. Associados, 1985
ANASTASIOU, L.G.C & PESSATE, A. L. Processo de Ensinagem na Universidade: pressupostos para estratégias de trabalho em aula. Joinville: Editora Univille, 10ª. edição, 2009
ANDALOUSSI, Khalid El. In: Pesquisas-ações: Ciência, Desenvolvimento e Democracia, São Carlos: EduFSCAR, 2004.
ARAÚJO, Ulisses F. A quarta revolução educacional: a mudança de tempos, espaços e relações na escola a partir do uso de tecnologias e da inclusão social. ETD: educação temática digital, Campinas, v. 12, 2011.
CHARLOT, Bernard. A Mistificação Pedagógica: realidades sociais e processos ideológicos na teoria da educação. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1976.
DEMO P. Professor do futuro e reconstrução do conhecimento. Petrópolis:
FARIAS, Mª Sabino de (et all). Docência: notas sobre a dimensão ética da profissão. In: FARIAS, Mª Sabino de (et all). Didática e Docência: aprendendo a profissão. Brasília:Liber Livro, 2009.
GADOTTI, Moacir. História das idéias pedagógicas 2. ed. São Paulo: Ática, 1994.
Vozes, 2004. http://www.portalcafebrasil.com.br/cafezinho/cafezinho-15-geracao-t/
GLASSER, W. The quality school teacher. New York: Harper Perennial, 1993.
MASSETO, M. Competência pedagógica do professor universitário. 2. ed. São Paulo: Summus, 2012.
MORÁN, José. Mudando a educação com metodologias ativas. [Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Vol. II] Carlos Alberto de Souza e Ofelia Elisa Torres Morales (orgs.). PG: Foca Foto-PROEX/UEPG, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente de Inovação Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.