O MUSEU COMO ESPAÇO DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL E DE INTEGRAÇÃO DO IDOSO NA SOCIEDADE
Palavras-chave:
Museu Regional, Terceira Idade, Memória.Resumo
Nesta pesquisa os museus são considerados espaços de educação não formal que proporcionam a aprendizagem de conteúdos variados, tendo papel importante na preservação da história e memória da cultura de um povo ou região, mas também como agente de difusão e divulgação científica. Partimos do princípio de que seus acervos representam excelentes instrumentos didáticos e metodológicos para o resgate da memória e valorização da cultura, como também para a obtenção de novas experiências e informações, além de contribuírem para a aquisição de conhecimentos científicos, inclusive para os idosos, público-alvo dessa pesquisa. Como idoso, está se considerando a população de 60 anos ou mais, tal como estabelecido na Política Nacional do Idoso.
Nesta pesquisa, nos interessamos em compreender como se estabelece o contato do público da terceira idade quando este se depara com experiências museais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e para produção de dados utilizamos como instrumentos a observação do comportamentos das idosas durante a visita ao Museu Casa do Sertão, lócus dessa pesquisa, e por fim foi realizado um grupo focal. A partir da interpretação dos dados nota-se que os museus são espaços de reencontro agradáveis com lembranças de tempos de outrora, de interação, de lazer e de aprendizagem para o público idoso.
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