ESQUEMA CORPORAL E IMAGEM CORPORAL: PERCEPÇÕES DE ALUNOS DO 8ª ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NAS AULAS DE CIÊNCIAS
Palavras-chave:
Aulas de Ciências. Corpo Humano. Percepção de Corpo.Resumo
O trabalho tem como objetivo mostrar como os alunos veem seus corpos a partir das aulas de ciências do oitavo ano. Tendo como questão central do trabalho o seguinte questionamento: “Como os alunos veem seus corpos a partir das experiências nas aulas de ciências?”. Teve como instrumento de coleta de dados Balanço do Saber Adaptado com dezenove alunos de duas escolas públicas da cidade de Cumbe, Sergipe. Utilizou-se a Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Foi possível verificar através da Análise de Conteúdo, duas categorias que se destacaram: imagem corporal e esquema corporal. Os alunos, nas aulas de Ciências do oitavo ano do Ensino Fundamental, que tem como conteúdo obrigatório o corpo humano, veem e vivem tanto a experiência de corpo enquanto esquema corporal e também enquanto imagem corporal.
Downloads
Referências
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BARROS, C; PAULINO, W. R. Ciências: o corpo humano. São Paulo: Ática, 2012.
BEE, H. O ciclo vital. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Ciências naturais (quinta a oitava séries). Brasília: MEC/SEF, 1998 a.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Temas transversais (quinta a oitava séries). Brasília: MEC/SEF, 1998 b.
CHARLOT, B. A Relação com Saber nos Meios Populares: uma Investigação nos Liceus Profissionais de Subúrbio. Trad. Catarina Matos. Porto: Legis Editora, 2009.
D’ANDREA, F. F. Desenvolvimento da personalidade: enfoque psicodinâmico. 12. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996.
DOLTO, F. Esquema corporal e Imagem do corpo. In: DOLTO, F. A Imagem Inconsciente do Corpo. São Paulo: Perspectiva, 1992, p. 1- 48.
FONSECA, C. C. Análise do esquema corporal e imagem corporal na dança de salão e seus aspectos motivacionais. São Paulo, 2008. Disponível em: http://www.usjt.br/biblioteca/mono_disser/mono_diss/078.pdf
FREITAS, N. K. Esquema corporal, imagem visual e representação do próprio corpo: questões teórico-conceituais. In: Ciências & Cognição. Florianópolis: 2008; Vol. 13 (3): p. 318-324. Disponível em: http://www.cienciasecognicao.org/pdf/v13_3/m318297.pdf
MALDONADO, G. de R. A Educação Física e o adolescente: a imagem corporal e a estética da transformação na mídia impressa. In: Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte – Ano 5, número 1 , 2006.
SANTAELLA, L. O corpo nas mídias. In: SANTAELLA, L. Corpo e comunicação. 3ª ed. São Paulo: paulus, 2008.
TALAMONI, A. C. B. Corpo, Ciência e Educação: representações do corpo junto a jovens estudantes e seus professores. Dissertação de mestrado em Educação para a Ciência. Faculdade de Ciências. UNESP, Bauru/SP, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente de Inovação Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.