ESQUEMA CORPORAL E IMAGEM CORPORAL: PERCEPÇÕES DE ALUNOS DO 8ª ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NAS AULAS DE CIÊNCIAS

Autores

  • EANES DOS SANTOS CORREIA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE
  • VELEIDA ANAHI DA SILVA Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Aulas de Ciências. Corpo Humano. Percepção de Corpo.

Resumo

O trabalho tem como objetivo mostrar como os alunos veem seus corpos a partir das aulas de ciências do oitavo ano. Tendo como questão central do trabalho o seguinte questionamento: “Como os alunos veem seus corpos a partir das experiências nas aulas de ciências?”. Teve como instrumento de coleta de dados Balanço do Saber Adaptado com dezenove alunos de duas escolas públicas da cidade de Cumbe, Sergipe. Utilizou-se a Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Foi possível verificar através da Análise de Conteúdo, duas categorias que se destacaram: imagem corporal e esquema corporal.  Os alunos, nas aulas de Ciências do oitavo ano do Ensino Fundamental, que tem como conteúdo obrigatório o corpo humano, veem e vivem tanto a experiência de corpo enquanto esquema corporal e também enquanto imagem corporal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

EANES DOS SANTOS CORREIA, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE

Licenciado em Educação Física, mestre em Ensino de Ciências e Matemática  e doutorando em Educação pela Universidade Federal de Sergipe, estudante do Grupo de Estudo e Pesquisa Educação e Contemporaneidade - EDUCON/CNPq e do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências – GPEC/UNESP/CNPq.

VELEIDA ANAHI DA SILVA, Universidade Federal de Sergipe

Professora Doutora, do Programa de Pós-Graduação em Educação e da Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Matemática da Universidade Federal de Sergipe, professora do Departamento de Educação, Pesquisadora e Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisa Educação e Contemporaneidade/EDUCON/CNPq.

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BARROS, C; PAULINO, W. R. Ciências: o corpo humano. São Paulo: Ática, 2012.

BEE, H. O ciclo vital. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Ciências naturais (quinta a oitava séries). Brasília: MEC/SEF, 1998 a.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Temas transversais (quinta a oitava séries). Brasília: MEC/SEF, 1998 b.

CHARLOT, B. A Relação com Saber nos Meios Populares: uma Investigação nos Liceus Profissionais de Subúrbio. Trad. Catarina Matos. Porto: Legis Editora, 2009.

D’ANDREA, F. F. Desenvolvimento da personalidade: enfoque psicodinâmico. 12. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996.

DOLTO, F. Esquema corporal e Imagem do corpo. In: DOLTO, F. A Imagem Inconsciente do Corpo. São Paulo: Perspectiva, 1992, p. 1- 48.

FONSECA, C. C. Análise do esquema corporal e imagem corporal na dança de salão e seus aspectos motivacionais. São Paulo, 2008. Disponível em: http://www.usjt.br/biblioteca/mono_disser/mono_diss/078.pdf

FREITAS, N. K. Esquema corporal, imagem visual e representação do próprio corpo: questões teórico-conceituais. In: Ciências & Cognição. Florianópolis: 2008; Vol. 13 (3): p. 318-324. Disponível em: http://www.cienciasecognicao.org/pdf/v13_3/m318297.pdf

MALDONADO, G. de R. A Educação Física e o adolescente: a imagem corporal e a estética da transformação na mídia impressa. In: Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte – Ano 5, número 1 , 2006.

SANTAELLA, L. O corpo nas mídias. In: SANTAELLA, L. Corpo e comunicação. 3ª ed. São Paulo: paulus, 2008.

TALAMONI, A. C. B. Corpo, Ciência e Educação: representações do corpo junto a jovens estudantes e seus professores. Dissertação de mestrado em Educação para a Ciência. Faculdade de Ciências. UNESP, Bauru/SP, 2007.

Downloads

Publicado

2018-10-24

Como Citar

DOS SANTOS CORREIA, E., & DA SILVA, V. A. (2018). ESQUEMA CORPORAL E IMAGEM CORPORAL: PERCEPÇÕES DE ALUNOS DO 8ª ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NAS AULAS DE CIÊNCIAS. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/9057

Edição

Seção

GT3 - Educação e Ciências Matemáticas, Naturais e Biológicas