INSERÇÃO DA DIMENSÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM SERGIPE: CAMINHOS PARA A SUSTENTABILIDADE

Autores

  • Juliana Souto Santos Secretaria de Estado da Educação - SEED, Departamento de Educação - DED, Serviço de Educação de Jovens e Adultos - SEJA.
  • Elizabeth Azevedo de Oliveira
  • Maria Inês Monteiro Farias Cerqueira

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Educação Ambiental, Formação, Projetos de Intervenção, Sustentabilidade.

Resumo

O objetivo desse artigo é fortalecer a discussão sobre a temática ambiental na Educação de Jovens e Adultos - EJA, realizada por meio da Pedagogia de Projetos, visando a dinamização das práticas pedagógicas dessa modalidade. Para tanto, foram realizados Ciclos Formativos para professores de EJA da rede estadual pelos técnicos da Secretaria de Estado da Educação, com vistas a construção de projetos de intervenção socioambiental. A metodologia utilizada foi a Pesquisa Ação-Participante, sendo as intervenções realizadas nas escolas de EJA coletadas através do acompanhamento dos projetos, cujos resultados foram organizados em culminâncias para socialização das atividades. Ficou constatado que a interação entre a EJA e a Educação Ambiental envolveu ações interdisciplinares que redimensionam as práticas escolares no caminho para uma ética socioambiental cidadã e sustentável, enquanto uma das políticas que intensifica a EJA em Sergipe.

Palavras Chave: Educação de Jovens e Adultos. Educação Ambiental. Formação. Projetos de Intervenção. Sustentabilidade

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Souto Santos, Secretaria de Estado da Educação - SEED, Departamento de Educação - DED, Serviço de Educação de Jovens e Adultos - SEJA.

Doutora e Mestre em Geografia pelo Núcleo de Pós-Graduação em Geografia - NPGEO da Universidade Federal de Sergipe - UFS. Técnico-pedagógica da Secretaria de Estado da Educação SEED, atuando no Serviço de Educação de Jovens e Adultos - SEJA, vinculado ao Departamento de Educação.

Downloads

Publicado

2018-10-24

Como Citar

Santos, J. S., Oliveira, E. A. de, & Cerqueira, M. I. M. F. (2018). INSERÇÃO DA DIMENSÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM SERGIPE: CAMINHOS PARA A SUSTENTABILIDADE. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/9056

Edição

Seção

GT1 - Educação de Crianças, Jovens e Adultos