INSERÇÃO DA DIMENSÃO AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM SERGIPE: CAMINHOS PARA A SUSTENTABILIDADE
Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos, Educação Ambiental, Formação, Projetos de Intervenção, Sustentabilidade.Resumo
O objetivo desse artigo é fortalecer a discussão sobre a temática ambiental na Educação de Jovens e Adultos - EJA, realizada por meio da Pedagogia de Projetos, visando a dinamização das práticas pedagógicas dessa modalidade. Para tanto, foram realizados Ciclos Formativos para professores de EJA da rede estadual pelos técnicos da Secretaria de Estado da Educação, com vistas a construção de projetos de intervenção socioambiental. A metodologia utilizada foi a Pesquisa Ação-Participante, sendo as intervenções realizadas nas escolas de EJA coletadas através do acompanhamento dos projetos, cujos resultados foram organizados em culminâncias para socialização das atividades. Ficou constatado que a interação entre a EJA e a Educação Ambiental envolveu ações interdisciplinares que redimensionam as práticas escolares no caminho para uma ética socioambiental cidadã e sustentável, enquanto uma das políticas que intensifica a EJA em Sergipe.
Palavras Chave: Educação de Jovens e Adultos. Educação Ambiental. Formação. Projetos de Intervenção. SustentabilidadeDownloads
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