QUESTÕES AMBIENTAIS NA ZONA DE EXPANSÃO URBANA DE ARACAJU/SERGIPE: TERRITÓRIOS DE CONFLITOS
Resumo
O objetivo desse artigo é explicar as questões socioambientais que decorrem do litígio jurídico-político entre Aracaju/SE e São Cristóvão/SE, pela demarcação e posse da Zona de Expansão Urbana de Aracaju. Nessa perspectiva, os métodos histórico e analítico foram aplicados com uso de questionários e entrevistas com a população e técnicos das instituições que lidam com questões ambientais. Os resultados apontaram que em função da disputa pela Zona de Expansão, da urbanização desestruturada e do interesse socioeconômico pelo território, o meio ambiente tem passado por uma degradação, haja vista a incerteza do setor público e do privado na realização das obras voltadas para o bem-estar das pessoas. Os efeitos para o meio ambiente é que tem ocorrido: aterros de lagoas, lixões, esgotos a céu aberto, áreas embrejadas, inundações, retiradas do solo arenoso, poluição dos rios e apropriação das paisagens em detrimento dos ribeirinhos.
Palavras-Chave: Territórios de Conflitos, Questões Ambientais e Multiterritorialidades.Downloads
Referências
ARACAJU/PGE. Histórico sobre o litígio Aracaju e São Cristóvão. Aracaju: PMA/PGE, 2009.
ARACAJU. Procuradoria Geral Município. 2009. Disponível em: www.aracaju.se.gov.br. Acesso em: 21 de fevereiro de 2010.
CONAMA. Resolução Estadual N. 06/2008 da ADEMA. Brasília, DF: Ministério do Meio Ambiente, 2008.
FRANÇA, Sarah Lúcia Alves. Urbanização dispersa da Zona de Expansão Urbana de Aracaju/SE. Rio de Janeiro: UFRJ: 2012 (Dissertação de Mestrado).
FRANÇA, Vera Lúcia Alves. Aracaju: estado e metropolização. Rio Claro: UNESP, 1997 (Tese de Doutorado).
HAESBAERT, Rogério. Concepções de território para entender a desterritorialização. In: SANTOS, M. et al. Território, territórios: ensaios sobre o ordenamento territorial. 3. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente de Inovação Educacional
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.