FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E AMBIENTAL: A CULTURA LOCAL NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM

Autores

  • Juliana Souto Santos Secretaria de Estado da Educação - SEED, Departamento de Educação - DED, Serviço de Educação de Jovens e Adultos - SEJA.

Resumo

A Educação Patrimonial organiza-se por meio de processos pedagógicos que têm como enfoque os acervos e repertórios históricos, socioculturais, ambientais e arquitetônicos. O objetivo dessa proposta é promover uma formação continuada sobre Educação Patrimonial para professores da rede estadual, na modalidade de Educação a Distância - EaD, com a utilização do ambiente virtual de aprendizagem, E-Proinfo do MEC. As metodologias utilizadas priorizaram momentos presenciais e a distância, nas Diretorias Regionais de Educação - DRE’s, com seminários, vistias e oficinas favorecendo as inovações pedagógicas por meio das tecnologias sobre as questões socioculturais de Sergipe. Os resultados alcançados foram mensurados a partir da produção de 35 Projetos Didáticos, a partir dos quais os professores construíram Objetos Digitais de Aprendizagens - ODAs apresentados durante a culminância onde os trabalhos foram socializados.

PALAVRAS-CHAVE: Educação Patrimonial, Patrimônio Ambiental, Patrimônio Histórico-Cultural, Patrimônio Escolar e Interdisciplinaridade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Souto Santos, Secretaria de Estado da Educação - SEED, Departamento de Educação - DED, Serviço de Educação de Jovens e Adultos - SEJA.

Doutora e Mestre em Geografia pelo Núcleo de Pós-Graduação em Geografia - NPGEO da Universidade Federal de Sergipe - UFS. Técnico-pedagógica da Secretaria de Estado da Educação SEED, atuando no Serviço de Educação de Jovens e Adultos - SEJA, vinculado ao Departamento de Educação.

Referências

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos. Apresentação dos Temas Transversais. Brasília, DF: Secretaria de Educação Fundamental, SEF/ MEC, 1998.

FONSECA, Maria Cecília. O patrimônio em processo: trajetória da política federal de preservação no Brasil. 2. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, MINC/IPHAN, 2016.

HORTA, Maria de Lourdes Parreira ; GRUNBERG, Evelina ; MONTEIRO, Adriane Queiroz. Guia básico de educação patrimonial. Brasília: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional/IPHAN/Museu Imperial, 2009.

MESENTIER, L. M. de. Patrimônio urbano, construção da memória social e da cidadania. 2014. Disponível em: http://artigocientifico.uol.com.br/uploads/artc_1151514. Acesso em: 20 de maio de 2016.

NOELLI, F. S. Educação patrimonial: relatos e experiências. Educação e Sociedade, Campinas, SP, vol. 25, p. 1413-1414, 2004. Disponível em: http://.anpuhpi.org.br/congresso/anais2010/arquivos/s1_barbara_de_sousa_cascaes.pdf. Acesso em 17.03.2016. Acesso em: 12 de março de 2016.

SOARES, André Luis R. (Org.). Educação patrimonial: teoria e prática. Santa Maria: Editora UFSM, 2011.

ORIÁ, Ricardo. Educação patrimonial: conhecer para preservar. 2014. Disponível em http://www.aprendebrasil.com.br. Acesso em: 15 de abril de 2016.

Downloads

Publicado

2018-10-24

Como Citar

Santos, J. S. (2018). FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E AMBIENTAL: A CULTURA LOCAL NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/9054

Edição

Seção

GT5 - Educação, Comunicação e Tecnologias