FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO PATRIMONIAL E AMBIENTAL: A CULTURA LOCAL NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
Resumo
A Educação Patrimonial organiza-se por meio de processos pedagógicos que têm como enfoque os acervos e repertórios históricos, socioculturais, ambientais e arquitetônicos. O objetivo dessa proposta é promover uma formação continuada sobre Educação Patrimonial para professores da rede estadual, na modalidade de Educação a Distância - EaD, com a utilização do ambiente virtual de aprendizagem, E-Proinfo do MEC. As metodologias utilizadas priorizaram momentos presenciais e a distância, nas Diretorias Regionais de Educação - DRE’s, com seminários, vistias e oficinas favorecendo as inovações pedagógicas por meio das tecnologias sobre as questões socioculturais de Sergipe. Os resultados alcançados foram mensurados a partir da produção de 35 Projetos Didáticos, a partir dos quais os professores construíram Objetos Digitais de Aprendizagens - ODAs apresentados durante a culminância onde os trabalhos foram socializados.
PALAVRAS-CHAVE: Educação Patrimonial, Patrimônio Ambiental, Patrimônio Histórico-Cultural, Patrimônio Escolar e Interdisciplinaridade.Downloads
Referências
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