ENSINO EM ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL E METODOLOGIAS DE RECURSOS DIDÁTICOS

Autores

  • Debora Evangelista Reis UFS; SEED

Palavras-chave:

Metodologias. Recursos Didáticos. Ensino de Biologia. Ensino Integral.

Resumo

Esta pesquisa trata-se de um estudo da importância de trabalhar a metodologia dos Recursos Didáticos nas escolas de ensino integral com foco nos entraves encontrados no ambiente escolar.  No que diz respeito à abordagem, trata-se de uma pesquisa qualitativa. Quanto aos objetivos, é uma pesquisa exploratório-descritiva e, no que tange aos procedimentos, é  bibliográfica e documental. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram análise de documentos em escolas públicas de ensino integral e observação direta participante. Na análise dos dados, foi feita a identificação das dimensões da abordagem dos Recursos Didáticos nos Projetos Políticos Pedagógicos da Escola, nos Planejamentos anuais e Planos de aulas dos professores de Biologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Debora Evangelista Reis, UFS; SEED

Biologa, mestra em Ensino de Ciencias e Matematica, Doutora em Desenvolvimento e Meio Ambiente

Referências

KRASILCHIK, M. Prática de ensino de biologia. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2004.

FERNANDES, H. L. Um naturalista na sala de aula. Ciência & Ensino. Campinas, Vol. 5, 1998.

NUNES, F. M. F.; FERREIRA, K. S.; SILVA JR, W. W.; BARBIERI, M. R.; COVAS, D. T. . Genética no Ensino Médio: uma prática que se constrói. Genética na Escola. Vol. 1, n. 1, p. 19-24, 2006.

LEPIENSKI, L. C ; PINHO,K. E.P. Recursos Didáticos no Ensino de Biologia e Ciências, 2005. Disponível em http://www.diadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/400-2.pdf acesso em 28 de Julho de 2016.

MOREIRA, M. L.; DINIZ, R. E. S. O laboratório de Biologia no Ensino Médio: infra- estrutura e outros aspectos relevantes. In: Universidade Estadual Paulista – Pró- Reitoria de Graduação. (Org.). Núcleos de Ensino. São Paulo: Editora da UNESP, Vol. 1, p. 295-305, 2003.

PACHECO, D. A Experimentação no Ensino de Ciências. Ciência & Ensino. Campinas, Vol. 2, 2000.

PEDRANCINI, V. D.; CORAZZA-NUNES, M. J.; GALUCH, M. T. B.; MOREIRA, A. L. O . R.; RIBEIRO, A. C. Ensino e aprendizagem de Biologia no ensino médio e a apropriação do saber científico e biotecnológico. Revista Electrônica de Enseñanza de lãs Ciências. Vol. 6, n. 2, p. 299-309, 2007. http://www.saum.uvigo.es/reec

POSSOBOM, C. C. F. ; OKADA, F. K. ; DINIZ, R. E. S. As atividades práticas de laboratório no ensino de Biologia e Ciências: relato de uma experiência. In : Universidade Estadual Paulista – Pró-Reitoria de Graduação. (Org.). Núcleos de Ensino. São Paulo: Editora da UNESP, v. 1, p. 113-123, 2003.

Downloads

Publicado

2018-10-24

Como Citar

Reis, D. E. (2018). ENSINO EM ESCOLAS DE TEMPO INTEGRAL E METODOLOGIAS DE RECURSOS DIDÁTICOS. Encontro Internacional De Formação De Professores E Fórum Permanente De Inovação Educacional, 11(11). Recuperado de https://eventos.set.edu.br/enfope/article/view/9052

Edição

Seção

GT9 - Políticas Públicas e Gestão Socioeducacional